
Um incêndio que durou três dias- de domingo(24) até ontem, terça, dia 26, destruiu cerca de 1 quilômetro de vegetação nativa na Ilha de Búzios, a segunda maior ilha do arquipélago de Ilhabela, no Litoral NortePaulista. A informação é da prefeitura de Ilhabela.
Búzios tem 739 hectares de área, fica a 28 quilômetros de Ilhabela e possuí uma população 200 pessoas, que vivem da pesca artesanal, da agricultura e artesanato. .Segundo a prefeitura, o incêndio tinha iniciado no domingo, dia 24 de agosto e foi extinto somente ontem, terça-feira, dia 26. Ninguém ficou ferido.
Segundo a prefeitura, o combate ao fogo foi feito numa operação integrada, que contou com o trabalho voluntário da comunidade tradicional ainda de agentes do Parque Estadual de Ilhabela, em parceria com a Defesa Civil. Aproximadamente 1 km de vegetação foi atingida, segundo a prefeitura. Ainda, segundo a prefeitura de Ilhabela, foi o segundo combate a focos de incêndio em ilhas do arquipélago, nas últimas duas semanas. O primeiro incêndio ocorreu na comunidade da Ilha de Vitória. A prefeitura não informou as proporções do incêndio que atingiu a ilha e nem quais foram as causas. A Ilha da Vitória, que tem 219 hectares, fica a 40 quilômetros de distância de Ilhabela, tem uma população de 20 famílias caiçaras, que vivem da pesca artesanal da agricultura.
O combate aos focos de incêndio nas duas ilhas é dificultado devido a escassez de água. As duas ilhas enfrentam problemas recorrentes com a falta de água potável. As duas ilhas dependem de poços artesianos e cisternas, cujo suprimento é dificultado pela falta de chuvas. Para abastecer os moradores, a prefeitura envia regularmente galões de água.
Segundo a prefeitura, logo após a ação d combate os focos de incêndio em Búzios, as equipes fizeram questão de conversar com os alunos da comunidade tradicional para dar orientações sobre educação ambiental e como se comportar em casos semelhantes. Apoiaram a iniciativa as Secretarias de Educação e Meio Ambiente.
As equipes técnicas alertaram aos alunos e moradores de Búzios, que a ilha está no período de estiagem e secas severas e, por isso, o cuidado em evitar fogueiras são imprescindíveis por conta do risco de incêndios florestais.
Fonte: Ver Post Original