

8/1: laudo aponta mandíbula arroxeada em idosa espancada na cadeia

Condenada em virtude do 8 de janeiro, a aposentada Jucilene do Nascimento, 62, está com a mandíbula esquerda arroxeada, depois de ter sido espancada no Presídio Feminino de Florianópols (SC). A marca se soma a um hematoma no olho esquerdo.
A informação consta em um relatório do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis, redigido em 14 de agosto.
De acordo com o atestado obtido por Oeste, a idosa condenada a 14 anos de cadeia relatou que, desde sua chegada, duas internas a proibiram de falar sobre o motivo de sua prisão, e que uma delas foi a autora da agressão física que sofreu recentemente. Ainda conforme o documento, Jucilene disse se sentir mais segura atualmente porque a responsável pelo ataque se encontra em regime de castigo.
O laudo também descreve que Jucilene enfrenta dificuldades de adaptação no ambiente prisional por divergir do perfil de outras detentas, como as faccionadas. Diagnosticada com hipertensão desde a prisão, ela vem utilizando medicamentos contínuos. Além disso, apresenta quadro de depressão em remissão parcial, tratado com sertralina.
Caso de idosa do 8 de janeiro chega aos EUA
Há 11 dias, a defesa de Jucilene levou o caso dela para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Os advogados da mulher anexaram à denúncia uma reportagem de Oeste.
“A agressão resultou em lesão evidente na região do olho, configurando hematoma extenso, cuja gravidade impõe sérias preocupações quanto à segurança da apenada no ambiente prisional”, disseram os advogados. “O quadro evidencia falta de condições mínimas de segurança pessoal à custodiada, que vem convivendo com presas de alta periculosidade, estando, assim, exposta a riscos concretos de novas agressões e danos irreversíveis à sua integridade física e mental.”
Leia também: “Os mais recentes absurdos do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 283 da Revista Oeste
Confira ainda
A descrença na imprensa
A guerra do futuro
Violador de direitos humanos
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2098746″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.