O Sítio Arqueológico São Francisco, um importante patrimônio cultural e histórico de São Sebastião, foi reaberto para visitação no mês de julho, após uma série de melhorias realizadas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR).
O local passou por readequação do acesso, revitalização do ponto de apoio e de atendimento aos visitantes, reestruturação completa da trilha, com uma nova infraestrutura como degraus e corrimãos de madeira, a aquisição de itens básicos de primeiros socorros, a implantação de um deck de contemplação, placas de comunicação, áreas de descanso e recuo para embarque e desembarque de visitantes.
O Sítio Arqueológico São Francisco possui também uma equipe capacitada e comprometida com a preservação patrimonial, arqueológica e ambiental, e com cuidados aos visitantes. A Fundass mantém, de forma contínua, equipe especializada para manutenção de toda a estrutura e conta ainda com a parceria da SETUR para os agendamentos das visitações. De acordo com um levantamento feito pela SETUR, aproximadamente 800 pessoas já visitaram o local desde a reabertura.
Para visitá-lo, o interessado deve estar obrigatoriamente acompanhado de um guia credenciado. Atualmente, 37 monitores ambientais estão cadastrados junto à SETUR e mais de 80 monitores capacitados na última formação realizada em parceria com a Fundação Florestal e Parque Estadual Serra do Mar. Para mais informações sobre os guias ou agências que realizam o passeio, é necessário entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia (CIT) pelo telefone (12) 3892-2206, pelo e-mail cit.setur@saosebastiao.sp.gov.br ou acessar o site Sítio Arqueológico São Francisco.
Sobre o Sítio Arqueológico São Francisco
Localizado em meio ao Parque Estadual Serra do Mar, a 260 metros de altitude, o sítio possui extrema beleza, com vistas magníficas sobre a região e o Canal de São Sebastião. Ele é objeto de constantes estudos por abrigar ruínas de construções do século XIX de uma antiga fazenda de escravos e de uma antiga capela. Há vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica utilizada para as construções.
O espaço foi descoberto em 1991 pelo arqueólogo Wagner Bornal e em 2007 foi encontrada uma grande área contígua ao sítio, totalizando mais de um milhão de metros quadrados. Nesta nova área, pesquisadores identificaram um complexo de senzalas e estradas originais que davam acesso a diversas edificações e estruturas.
O Sítio Arqueológico São Francisco possui um imenso potencial educativo e turístico, representado pelos seus aspectos culturais, ambientais e paisagísticos.
Serviço
- Sítio Arqueológico São Francisco
- Endereço: Avenida Professor Armando Datino, nº 135 – Praia da Figueira – São Sebastião
- Estimativa de duração do passeio (ida e volta): 4 horas
- Extensão da trilha: 2.200 metros
- Nível de dificuldade: Médio
- Monitoria: Obrigatória
- Horário da Trilha: 8h às 18h – seg a dom
- Agendamentos: Centro de Informações Turísticas – Telefone (12) 3892-2206 / e-mail cit.setur@saosebastiao.sp.gov.br / ou acessar o site Sítio Arqueológico São Francisco
Créditos: Divulgação|PMSS