Ilhabela busca soluções definitivas para abastecimento de água na Ilha de Vitória

Comunidade tradicional distante enfrenta escassez de água potável e recebe atenção especial de técnicos da prefeitura e da Sabesp

Ilhabela busca soluções definitivas para abastecimento de água na Ilha de Vitória
Imagem: Reprodução

A Prefeitura de Ilhabela realizou uma visita técnica à remota Ilha de Vitória na última quarta-feira (3), com o objetivo de estudar as condições geológicas da região e encontrar soluções permanentes para o problema da escassez de água potável enfrentado pela comunidade local. A ação teve a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, além da parceria com a Sabesp.

Localizada a cerca de 40 km da ilha principal do arquipélago, a Ilha de Vitória abriga uma das comunidades mais isoladas de Ilhabela. A logística desafiadora tem dificultado o abastecimento de água, que atualmente é feito por embarcações da prefeitura quinzenalmente, com apoio da Sabesp, e complementado por doações de água em garrafas enviadas por igrejas, via Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Durante a visita, a equipe técnica – composta por geólogo, geógrafo e engenheiro civil da Sabesp, e por um arquiteto e uma geógrafa da Prefeitura – se reuniu com representantes da comunidade. Eles ouviram os relatos das dificuldades enfrentadas e fizeram medições da área ocupada e da capacidade de armazenamento de água das residências.

Agora, os profissionais envolvidos têm 15 dias para apresentar propostas de melhoria no sistema de abastecimento aos seus superiores. A secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, reforçou a importância de soluções resilientes e eficientes, principalmente diante das mudanças climáticas.

“Apesar da responsabilidade legal do saneamento ter sido assumida pela Sabesp desde 2024, o bem-estar da população continua sendo nossa prioridade. Estamos empenhados em encontrar alternativas viáveis e duradouras”, destacou Fazzini.

A iniciativa é mais um passo na busca pela dignidade das comunidades tradicionais, muitas vezes esquecidas, mas que carregam um rico patrimônio cultural e natural do litoral paulista.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Tags: Ilhabela, abastecimento de água, Ilha de Vitória, comunidades tradicionais, Sabesp, meio ambiente

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

Ubatuba recebe kits de ajuda humanitária após chuvas que desalojaram famílias

Fatec São Sebastião abre inscrições para Vestibular 2025 com novidades para estudantes