
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) promove mais uma edição do Festival da Cultura Popular – Caiçarada em 2025, um evento anual que busca preservar e difundir as tradições do município. A programação contempla apresentações artísticas, o Festival de Viola “João Alegre”, contação de causos, barracas de comidas típicas e participação de grupos folclóricos. A iniciativa reúne manifestações das comunidades caiçara, quilombola e indígena, além de promover intercâmbio cultural com grupos de outras localidades.
O festival, realizado em agosto, também incentiva o contato entre gerações, possibilitando que mestres e guardiões das tradições apresentem práticas e saberes à população, fortalecendo os vínculos culturais. Este ano, acontece a 17ª edição da festividade. A Praça de Eventos da avenida Iperoig recebe uma programação recheada, com corrida de canoas; apresentações musicais tradicionais, como fandango, baile do amanhecer, maracatu, jongo, samba de roda e congada de bastões; shows de artistas locais; contação de causos; culinária tradicional e o Festival de Viola “João Alegre”, tudo isso de 29 a 31 de agosto.
A edição 2025 da Caiçarada conta com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Apoio a Festivais, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). A Prefeitura de Ubatuba reuniu materiais da Fundart, do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e do Cinedoc Brasil que mostram um pouco mais sobre a beleza e riqueza das culturas regionais da festividade, promovendo uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental dessas comunidades.
Fonte: link original