O ex-presidente do Peru Pedro Castillo, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022, convocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o e outros líderes

Ex-presidente do Peru pede ajuda de Lula em “guerra” contra corrupção

O ex-presidente do Peru Pedro Castillo, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022, convocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o e outros líderes

O ex-presidente do Peru Pedro Castillo, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022, convocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o e outros líderes regionais a “entrar em guerra” contra a corrupção e o crime. A declaração aconteceu nessa segunda-feira (11/8), durante nova audiência de seu julgamento.
Na sessão, Castillo pediu ajuda de governos na América Latina contra problemas que abalam países da região, incluindo o Peru, agora governado pela presidente conservadora Dina Boluarte. 
“Daqui, eu convoco Petro [presidente da Colômbia] e os presidentes do Chile [Gabriel Boric], Bolívia [Luis Arce] e Brasil [Lula]: vamos à guerra, agora mesmo. Mas uma guerra para acabar com o crime e a corrupção”, declarou o ex-presidente na prisão de Barbadillo, onde permanece em prisão preventiva.

Leia também

Mundo

Após condenação, mulher de ex-presidente do Peru pede asilo ao Brasil

Mundo

Polêmicas: saiba quem foi Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru

Mundo

Alberto Fujimori, presidente do Peru por uma década, morre aos 86 anos

Mundo

Presidente do Peru é alvo de operação após escândalo de relógios Rolex

Castillo insistiu em sua inocência, afirmando que não há provas que o vinculem aos crimes de rebelião, abuso de autoridade e perturbação da ordem pública imputados pelo Ministério Público.
Ele está preso desde 2022, acusado de buscar um autogolpe de Estado. Na época, o ex-presidente tentava escapar da terceira moção de vacância no Parlamento — equivalente ao impeachment no Brasil. Chegou a dissolver o Congresso peruano e convocar novas eleições, uma prática permitida pela Constituição do país, mas foi destituído da presidência mesmo assim.
O ex-presidente enfrentava problemas de governabilidade, já que a oposição dominava o Parlamento, e também era acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Um homem desarmou um assaltante de moto e disparou ao menos três vezes contra o suspeito no final da tarde desta terça-feira (12/08), na avenida Jornalista Robe

Vídeo: homem desarma assaltante e atira pela janela do carro

O ex-jogador de futebol Raí anunciou nesta terça-feira (12/8) que foi submetido a uma cirurgia para colocação de prótese no quadril.
Em publicação nas redes soc

Ex-jogador Raí passa por cirurgia e atualiza fãs sobre recuperação