
Roma – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que é ouvida pela Tribunal de Apelação de Roma nesta quarta-feira (13/8), se emocionou e mandou um beijo para o pai, João Hélio, durante a audiência. A parlamentar está presa na Itália, e o governo brasileiro pediu a extradição dela.
Na audiência em Roma, acompanhada pelo Metrópoles, a defesa destacou os problemas de saúde enfrentados por Zambelli. Segundo o pai dela, que estava presente no momento da prisão, a deputada sofre de mais de 10 doenças, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024. Essa síndrome afeta o sistema nervoso e causa taquicardia.
6 imagensFechar modal.1 de 6Deputada federal Carla ZambelliVinícius Schmidt/Metrópoles2 de 6A deputada Carla ZambelliIgo Estrela/Metrópoles @igoestrela3 de 6A deputada Carla ZambelliIgo Estrela/Metrópoles @igoestrela4 de 6A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STFVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 6Deputada federal Carla Zambelli esta na lista da interpolVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 6Deputada federal Carla Zambelli VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Usando calça jeans, Zambelli apareceu “abatida e bastante magra”, de acordo com a correspondente do Metrópoles na Itália, Cinthia Rodrigues. O advogado da deputada pediu um acompanhamento mais próximo por parte do médico da penitenciária.
O advogado italiano Alessandro Gentiloni, representando a Advocacia Geral da União (AGU), acompanha a audiência. A solicitação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Leia também
Mundo
Justiça italiana ouve Zambelli nesta quarta em processo de extradição
Brasil
Defesa de Carla Zambelli prepara argumentos para audiência na Itália
Mundo
Eduardo Bolsonaro tem poder para interferir em extradição de Zambelli?
Igor Gadelha
CCJ quer apoio de embaixada para colher depoimento de Zambelli
Zambelli está presa desde o dia 29 de julho, depois que o deputado italiano Angelo Bonelli comunicou às autoridades a localização da parlamentar, que estava hospedada em um hotel.
Foragida desde maio
Atualmente, ela está detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, onde deve permanecer até a conclusão do processo. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), estão sendo adotadas todas as providências necessárias para atender ao pedido de extradição formulado pelo Brasil.
Zambelli estava foragida da Justiça desde o fim de maio, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: link original