
Eles já foram perseguidos, vítimas de preconceitos e até acusados de prática de bruxaria. Felizmente, tudo isso mudou. Os canhotos, pessoas que têm maiores habilidades com o lado esquerdo do corpo, ganharam até o seu dia mundial, celebrado nesta terça-feira (13/8).
Manusear uma tesoura ou um abridor de latas pode parecer tarefa fácil para 90% da população mundial, considerada destra por usar, predominantemente, o lado direito do corpo. Mas para os outros 10% de canhotos, as atividades exigem um pouco mais de adaptação e criatividade.
O Dia Mundial do Canhoto foi criado no Reino Unido para conscientizar sobre os desafios que uma pessoa com tal característica motora enfrenta, em uma sociedade com 90% de destros.
Leia também
Esportes
Canhotos são trunfos de Juventude e Atlético-MG para jogão no DF
Ciência
Entenda por que a maioria dos gatos dorme do lado esquerdo
Ao se espalhar pelo mundo, as comemorações ganharam adeptos que passaram a lembrar como atividades corriqueiras foram facilitadas por utensílios, instrumentos e objetos adaptados para quem usa a mãos e pés esquerdos.
Fatores genéticos
Em geral, o fato de ser destro está associado à destreza, competência e correção, enquanto o fato de ser canhoto (zurdo, em espanhol) está carregado de conotações negativas.
Segundo a Real Academia Española, canhoto é sinônimo de mal, sinistro, perverso ou ameaçador, uma consideração que está presente desde os tempos antigos. Segundo o dicionário Aurélio, um dos sentidos possíveis para a palavra “canhoto” é “inábil, desajeitado, desastrado”.
A explicação intuitiva é que, estatisticamente, é mais comum ter mais habilidade no braço direito do que no esquerdo. Embora haja variações entre diferentes povos (China: 5% de canhotos, Ocidente: 10%-12%), a opção destra é sempre majoritária. No entanto, o que é frequente não precisa necessariamente ser o melhor em termos adaptativos, e pode ser devido a contingências aleatórias.
De acordo com o médico Ildefonso Alonso Tinoco, especialista em obstetrícia e ginecologia; pela professor do Departamento de Biologia Animal, A. Victoria de Andrés Fernández, sabe-se que o fato de ser canhoto tem uma probabilidade ligeiramente menor de sobreviver até a velhice e é maior em homens, e tem sido associado aos níveis de testosterona. ”
O canhotismo é fixado por volta da puberdade e está associado a uma frequência maior de doenças imunológicas, enxaquecas e distúrbios cognitivos durante o aprendizado e o amadurecimento”, afirma.
Embora ambas as mãos possam, potencialmente, desenvolver a mesma força e destreza, a realidade é que elas não o fazem. Essa assimetria morfológica pode ser uma evidência de processos anatômicos internos que se desenvolvem de forma diferente nos lados do corpo.
Canhotos famosos
Dentro da estatística de 10% de canhotos na população mundial, algumas personalidades se destacam por darem “um jeitinho” no uso de instrumentos de trabalho.
Um exemplo era o cantor e guitarrista Jimi Hendrix. Canhoto, ele tocava a guitarra ao contrário. Paul McCartney também vira o braço da guitarra para o outro lado do corpo e, assim, consegue tocar com genialidade
No futebol, entre os canhotos famosos, se destacam Messi, Maradona e Rivelino. O bilionário Bill Gates e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama também escrevem com a mão esquerda. Neste dia 13 de agosto, o mundo diz: viva o canhoto.
Fonte: link original