
O governo dos Estados Unidos anunciou um alívio nas sanções econômicas contra a Rússia dias antes do encontro entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca. A decisão foi divulgada pelo Departamento do Tesouro nesta quarta-feira (13/8).
De acordo com o governo norte-americano, serão autorizadas transações com a Rússia que possuam relação com a reunião entre os dois líderes. A medida deve valer até o próximo dia 20 de agosto, informou o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).
Leia também
Mundo
Zelensky diz ter apoio de Trump e acusa Putin de “blefar” sobre paz
Mundo
Putin liga para Kim Jong-un antes de reunião com Trump
Mundo
Trump: Rússia terá consequências severas se não aceitar acordo de paz
Brasil
Líderes europeus pressionam Trump por cessar-fogo na Ucrânia
A reunião no Alasca será o primeiro contato pessoal entre Trump e Putin desde que o republicano assumiu a Casa Branca, em janeiro deste ano, com a promessa de encerrar a guerra na Ucrânia.
Mesmo com três rodadas de negociações diretas desde maio, Rússia e Ucrânia ainda não chegaram a um consenso sobre um acordo de cessar-fogo, ou de paz completa.
Alguns pontos têm travado o avanço das discussões, e da possível trégua no conflito. Entre eles, a exigência da Rússia de que territórios ucranianos conquistados durante a guerra sejam reconhecidos, e o afastamento da Ucrânia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Fonte: link original