
Estados Unidos e Paraguai assinaram um acordo de cooperação sobre pedidos de asilo, que deve facilitar o envio de requerentes de proteção ao país liderado por Santiago Peña. O pacto foi anunciado nesta quinta-feira (14/8).
O documento foi assinado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, em Washington.
Leia também
Igor Gadelha
Embaixada dos EUA no Brasil faz alerta sobre “turismo de nascimento”
Brasil
Lula critica bloqueio dos EUA a Cuba: “Deixe os cubanos em paz”
Mundo
Sanções de Trump: EUA amplia ofensiva e chega a nomes do governo Lula
Mundo
EUA revoga vistos de brasileiros ligados ao Mais Médicos
Segundo o chefe da diplomacia de Donald Trump, Washington e Assunção concordaram em firmar um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA). Na prática, isso permite pessoas que buscam asilo nos EUA realizem seus pedidos de proteção no Paraguai.
Isso porque o STCA exige que imigrantes que passam por país considerado seguro, enquanto estão a caminho de uma terceira nação em busca de proteção, devem solicitar asilo naquele país, e não no destino final.
A prática, segundo Rubio, visa impedir que o “sistema de asilo dos EUA seja utilizado de forma abusiva”. A medida vai de encontro a políticas de Trump contra imigrantes no país.
Fonte: link original