Mar recua de forma impressionante no Litoral Norte, causando estranheza. Saiba o que é a 'maré seca' e por que o fenômeno, causado por ventos fortes, não tem relação com tsunamis.

Mar recua e assusta moradores no Litoral Norte; entenda o fenômeno da “maré seca”

Mar recua de forma impressionante no Litoral Norte, causando estranheza. Saiba o que é a 'maré seca' e por que o fenômeno, causado por ventos fortes, não tem relação com tsunamis.

Moradores e turistas do Litoral Norte acordaram neste sábado (23) com uma cena impressionante e que gerou preocupação: em diversas praias, o mar recuou dezenas de metros, deixando uma vasta faixa de areia e rochas expostas, em um fenômeno conhecido como “maré seca”.

Apesar de assustar e gerar especulações, especialistas e a Defesa Civil esclarecem que o fenômeno não tem nenhuma relação com tsunamis e é puramente meteorológico. A “maré seca” está diretamente ligada ao alerta de ventos fortes emitido pela Marinha do Brasil para este fim de semana.

Mas por que o mar recuou?

O recuo da água é causado pela combinação de dois fatores principais:

  1. Vento forte e persistente soprando da terra para o mar (vento terral). Esse vento atua como uma força que literalmente “empurra” a superfície da água para longe da costa.
  2. Alta pressão atmosférica. Um sistema de alta pressão sobre a região também contribui para “pressionar” o nível do mar para baixo.

A junção desses dois elementos resulta neste recuo significativo e visível do mar. O fenômeno é temporário e o nível da água voltará ao normal assim que a intensidade dos ventos diminuir e as condições meteorológicas se estabilizarem.

A orientação é manter a calma e aproveitar para observar o raro cenário, mas sempre com atenção às condições do mar, que pode subir rapidamente quando o vento mudar de direção.

Fonte: Diário do Litoral

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

ONU declara oficialmente estado de fome na Faixa de Gaza, apontando os ataques de Israel como causa da crise humanitária catastrófica. A situação é crítica para a população civil.

ONU declara oficialmente estado de fome em Gaza e aponta ataques de Israel como causa da crise

Brasil apreende só 3% da droga que entra no país via Rota do Solimões