
A prisão de ventre é uma queixa comum, que pode estar relacionada tanto a hábitos alimentares inadequados quanto ao estresse, à baixa ingestão de água e até ao sedentarismo. Uma das estratégias mais eficazes para melhorar o trânsito intestinal é investir no consumo de verduras ricas em fibras e compostos que estimulam o bom funcionamento do sistema digestivo.
Leia também
Claudia Meireles
Quem tem diabetes deve evitar estas verduras, diz expert
Saúde
Brasileiros não consomem frutas e verduras o suficiente, afirma estudo
Vida & Estilo
8 frutas e verduras com poucas calorias para quem deseja emagrecer
Entre as melhores opções estão:
Couve – além de conter fibras insolúveis, que aumentam o volume do bolo fecal, a couve é fonte de magnésio, mineral que contribui para o relaxamento da musculatura intestinal, favorecendo o trânsito.
Alface – composta majoritariamente por água e fibras leves, a alface auxilia na hidratação do organismo e no amolecimento das fezes, o que facilita a evacuação.
Espinafre – nutritivo e versátil, o espinafre é rico em fibras e antioxidantes, além de conter ferro e magnésio, que também exercem papel positivo na saúde intestinal.
8 imagensFechar modal.1 de 😯 bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatóriaGetty Images2 de 8Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociaisGetty Images3 de 8Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudávelGetty Images4 de 8Praticar atividade física é essencialGetty Images5 de 8 Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e felizGetty Images6 de 😯 bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sonoGetty Images7 de 8Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatóriasGetty Images8 de 8Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequadoGetty Images
Mais que incluir essas verduras na alimentação, é essencial beber bastante água, adicionar fontes de gordura boa (como azeite de oliva, abacate ou sementes) e manter uma rotina de atividade física, já que o intestino responde diretamente ao estilo de vida.
Para facilitar a prática, veja algumas combinações que unem fibras e gorduras boas:
Salada de alface e tomate com abacate, sementes de abóbora, vinagre de maçã e aceto balsâmico;
Suco verde com couve, limão e uma colher de chá de óleo de linhaça
Espinafre refogado no azeite com alho, acompanhado de arroz integral
Wrap integral recheado com folhas de couve, pasta de grão-de-bico e gergelim
Essas combinações simples ajudam a potencializar o efeito das fibras, favorecendo o trânsito intestinal e contribuindo para uma digestão mais equilibrada.
(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida
Fonte: link original