
Política
Denúncia no TCU mira Hugo Motta por irregularidades em contratações
Pedido do Ministério Público solicita investigação sobre possível rachadinha
Uiliam Grizafis
25 ago 2025
– 20h34
| 2min de leitura
Natural de Lauro Müller (SC), formou-se em jornalismo pela Universidade Anhanguera. Atuou como missionário no Equador por sete anos, onde realizou trabalhos sociais. Atualmente, é repórter na Revista Oeste.
Veja mais
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante assinatura da medida provisória (MP) Brasil Soberano, no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução/ CanalGov
a –
A +
Compartilhar:
O Ministério Público de Contas apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) suspeitas de irregularidades no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).+ Leia mais notícias de Política em OesteO pedido, assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, solicita uma investigação sobre movimentações financeiras e possíveis desvios. O órgão quer saber se houve rachadinha e funcionários fantasmas, conforme apontado pelo portal Metrópoles.Denúncias de rachadinha no gabinete de Hugo MottaSegundo a representação, Ivanadja Velloso Meira Lima, chefe de gabinete de Motta, teria recebido procurações em cartório que permitiam movimentar salários de ao menos dez servidores e ex-servidores.
O valor, sob responsabilidade de Ivanadja, ultrapassaria R$ 4 milhões desde o começo do mandato do deputado. Há relatos, por exemplo, de pessoas que não exerciam as funções adequadamente ou desconheciam detalhes sobre os próprios salários.Acúmulo de cargos e histórico de denúnciasO Ministério Público Federal também destaca possíveis casos de acúmulo indevido de cargos. Um exemplo citado é o de Maria Socorro de Oliveira, ex-funcionária que teria exercido funções simultâneas no gabinete de Motta e em outro órgão do governo da Paraíba, o que a Constituição Federal proíbe.O presidente da Câmara do Deputados, Hugo Motta: abertura para PEC que blinda parlamentares | Foto: Mário Agra/Câmara dos DeputadosO texto relembra ainda que Ivanadja já foi alvo de denúncia por atuação semelhante no gabinete do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB). A representação solicita que o TCU apure responsabilidades, identifique eventuais atos de improbidade e envie as conclusões ao Ministério Público Federal.Além disso, recomenda que a Câmara dos Deputados adote medidas para reforçar mecanismos de controle e prevenir novas irregularidades. Em nota à CBN, a Câmara dos Deputados informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação sobre o procedimento.Leia mais: “Sóstenes: ‘Hugo Motta está acuado com as chantagens do STF’”, entrevista concedida à repórter Sarah Peres e publicada na Edição 266 da Revista OesteEssa não foi a única polêmica que envolveu o presidente da Câmara nos últimos dias. Recentemente, técnicos do TCU apontaram irregularidades no uso de R$ 110 mil dos pagadores de impostos usados para fretar um jatinho. Motta usou a aeronave para comparecer à festa de 80 anos do senador Jader Barbalho (MDB-PA), em Belém.
Leia também:
Gilmar Mendes elogia Hugo Motta por apressar PL da ‘adultização’
Vídeo: pedagoga aborda Hugo Motta e o acusa de atrasar votação da anistia
Em derrota para o governo, oposição derruba Aziz da presidência da CPMI do INSS
Leia mais sobre:
Hugo MottaTCURachadinhaCâmara dos Deputados
Compartilhar:
0 comentários
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2106029″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário.
ComentárioxO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Continue lendo
Fonte: link original