
Agronegócio
Em protesto contra o Banco do Brasil, MST invade fazenda na Grande Porto Alegre
Grupo invasor acusa a instituição financeira de ter prometido entregar a propriedade para a superintendência gaúcha do Incra
Anderson Scardoelli
25 ago 2025
– 21h27
| 2min de leitura
Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho e com especialização em jornalismo digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Com passagens por Comunique-se (onde foi de estagiário a editor-chefe), SBT News e site do Canal Rural. Atualmente, é o editor-assistente do site da Revista Oeste.
Veja mais
Militantes do MST em fazenda invadida na Região Metropolitana de Porto Alegre, em protesto contra o Banco do Brasil — Viamão (RS), 25/8/2025 | Foto: Reprodução/Instagram/@rs_mst
a –
A +
Compartilhar:
O autodenominado Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começou a semana com uma nova invasão de terra. Nesta segunda-feira, 25, militantes do grupo invadiram a Fazenda Barcelos, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O ato foi uma manifestação contra o Banco do Brasil.Ao anunciar a invasão da propriedade rural, que também é conhecida pelo nome Rincão de São Brás, o MST acusou a instituição financeira de ter prometido entregar a terra à superintendência gaúcha do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ações de reforma agrária.Ainda de acordo com o grupo invasor de terras, a transferência da Fazenda Barcelos ao Incra ocorreria dentro do Programa Terra da Gente, que foi lançado pelo governo federal no ano passado. A iniciativa permite a transferência de propriedade rural por meio de título de compensação de obrigações de empresas estatais e sociedades de economia mista perante a União.+ Leia mais notícias do Agronegócio em OesteO Banco do Brasil é uma empresa de economia mista. Apesar de ter parte das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, o maior acionista é o governo federal, que detém 50% do total de ativos da empresa.Banco do Brasil nega ser o dono da fazenda alvo do MSTEm nota, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar reforçou a versão do MST. De acordo com a pasta, que tem o petista Paulo Teixeira no comando, a fazenda em Viamão foi oferecida ao Incra pelo Banco do Brasil. Situação que a instituição financeira contesta. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por MST RS (@rs_mst)
“O imóvel é alvo de ação de execução pelo banco em relação ao proprietário”, afirmou a empresa, sem mencionar o nome do dono da fazenda, informa o jornal O Estado de S. Paulo. “Há decisão judicial liminar que impede a imissão de posse pelo BB e outra que torna ineficaz a aquisição do bem arrematado. Dessa forma, o banco não detém a posse e nem a livre disponibilidade do imóvel em questão.”Leia também: “O Banco do Brasil está nas cordas”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 283 da Revista OesteApesar do posicionamento do Banco do Brasil, o MST sinaliza que vai seguir com a invasão até negociar com a instituição financeira. Dirigente do grupo invasor no Rio Grande do Sul, Carla Camila Marques foi direta: quer militantes seus em posse da terra de cerca de 350 hectares.“O MST busca o avanço nas negociações entre a União e o Banco do Brasil”, afirmou Carla Camila. “Seguimos na negociação com o Incra para a liberação das áreas prometidas para novos assentamentos no estado ainda em 2025.”
Leia mais sobre:
IncraÚltimas de AgronegócioMSTBanco do BrasilRio Grande do Sul
Compartilhar:
0 comentários
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2106071″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário.
ComentárioxO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Continue lendo
Fonte: link original