
A Sabesp anunciou na última segunda-feira (26) a redução da pressão da água na região metropolitana de São Paulo durante as madrugadas. A medida, que será adotada a partir de quarta-feira (26) por um período de oito horas por noite, visa preservar o nível dos reservatórios, que atingiram o patamar mais baixo desde a crise hídrica de 2015. O objetivo da ação é aliviar a situação das principais represas que abastecem a capital e cidades vizinhas. Segundo a Sabesp, a redução na pressão pode gerar uma economia de até 4 metros cúbicos de água por segundo. A medida é temporária e será mantida até que os níveis dos reservatórios se recuperem.
A decisão faz parte de um plano de prevenção e contingência do governo Tarcísio de Freitas. Thiago Mesquita Nunes, diretor presidente da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo), explicou que a “gestão da demanda noturna” é uma medida eficiente por ser executada em um período de menor consumo, causando menos impacto à população, além de ajudar a reduzir perdas na rede de distribuição.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, afirmou que a iniciativa integra o programa “São Paulo Sempre Alerta”, criado para antecipar problemas e evitar situações graves de escassez. Além da redução de pressão, o governo do estado planeja lançar, ainda nesta semana, uma campanha de conscientização para incentivar a população a reduzir o consumo de água.
*Com informações de Matheus Dias
Leia também
Sabesp apresenta plano de ação para conter esgoto na Marginal Tietê
Governo de SP estima beneficiar 300 mil famílias com desconto em contas de água e esgoto
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: link original