O juíz não é quem você pode estar pensando. É Joseph Dredd, personagem de quadrinhos criado por John Wagner e Carlos Ezquerra em 1977. A história passada em 2147 – mais uma na linha distópica – mostra a cidade Mega City-One com seus 800 milhões de habitantes na costa leste dos EUA.
A cidade é naturalmente uma bagunça. Além do tamanho e da superpopulação, a megacidade está entulhada de alienígenas e malucos. Para tentar controlar esse caos, juízes são criados com esses poderes – prender, julgar, sentenciar e executar. Para isso, eles carrega uma arma que pode disparar balas, ondas de calor, balas de borracha, napalm, projéteis anti-robôs e bombas explosivas.

Nesse contexto apocalípitico, Dredd faz o papel de um juíz íntegro. Outros, além de abusarem do poder, são corruptos. A história procura mostrar a situação dramática onde é preciso controlar a situação, mas esse sistema judiciário pode se tornar um problema ainda maior. A revolta da população contra os juízes explode de vez em quando.

Em 1995 Judge Dredd foi adaptado para o cinema com Sylvester Stallone no papel título. Apesar do bom elenco (com Max Von Sidow, Diane Lane e Rob Schneider), o filme não agradou muito. Em 2012 uma nova versão foi lançada com Karl Urban. Judge Dredd em quadrinhos faz parte do acervo do site brasileiro Social Comics.

O post O juiz que prende, julga, sentencia e executa apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte: link original