Kremlin diz que tropas da Otan na Ucrânia inviabilizariam cessar-fogo

Kremlin diz que tropas da Otan na Ucrânia inviabilizariam cessar-fogo

Kremlin diz que tropas da Otan na Ucrânia inviabilizariam cessar-fogo

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia não aceitará o envio de tropas militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como garantia de segurança da Ucrânia. A declaração foi feita nesta quarta-feira (27/8), após Peskov explicar que a ajuda militar no território ucrâniano inviabilizaria um acordo de paz, uma vez que a Rússia tem interesse por mais terras no leste de Kiev.

“Vemos essas discussões de forma negativa”, afirmou Peskov ao ser questionado sobre a interferência de líderes europeus para um possível cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Não há militares europeus, há militares de países específicos, a maioria dos quais são membros da Otan. A expansão da infraestrutura militar da Otan e sua infiltração na Ucrânia se tornaram uma das causas do conflito atual.”, explicou o porta-voz.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem se mobilizado para garantir segurança sobre seus territórios com o propósito de impedir uma nova invasão russa. Mesmo sem ingressar na Otan, a Ucrânia recebe recursos militares dos países membros da organização e subsídios para comprar armas dos EUA.

Leia também

  • Mundo

    Kiev confirma avanço russo em nova região da Ucrânia

  • Mundo

    Trump diz que EUA não financia mais a Ucrânia: “Só vendemos armas”

  • Mundo

    Trump sobre paz na Ucrânia: “É preciso dois para dançar tango”

  • Mundo

    ONU apoia Ucrânia e cobra cessar-fogo; Zelensky intensifica segurança

Peskov também reiterou que a oposição de Moscou à presença militar da OTAN na Ucrânia está entre os principais motivos para as invasões de larga escala da Rússia, que exige mais territórios do leste de Kiev, enquanto Zelesnky recusa veementemente a proposta.

Em meio aos entraves para discutir um acordo de paz, Peskov ainda minimizou as chances de um encontro entre o presidente russo, Vladmir Putin, e Zelensky.

“Qualquer contato de alto nível ou de alto escalão deve ser bem preparado para ser eficaz”, disse Peskov.

Ele também disse que os chefes das equipes de negociação russa e ucraniana estão “em contato”, mas que nenhuma data havia sido definida para uma futura cúpula. As divergências sobre a tomada de territórios e a “troca de terras” travam o encontro entre os líderes e um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Vazam bastidores de gravação da série da Netflix sobre a Copa de 1970

Vazam bastidores de gravação da série da Netflix sobre a Copa de 1970

Haaland usará novo nome na seleção da Noruega. Entenda

Haaland usará novo nome na seleção da Noruega. Entenda