T7News | Polícia Militar Ambiental realiza demolições de construções irregulares em Ubatuba e Caraguatatuba

Polícia Militar Ambiental realiza demolições de construções irregulares em Ubatuba e Caraguatatuba

Sete imóveis em Ubatuba e duas em Caraguatatuba foram demolidos em áreas de preservação da Mata Atlântica

Da redação |
Data: 28/08/2025 11:26

Na manhã de quarta-feira, 27, uma operação de fiscalização ambiental no bairro Estufa II, em Ubatuba, resultou na demolição de sete construções irregulares em área de preservação permanente. A ação foi conduzida pela Polícia Militar Ambiental, com o objetivo de conter a ocupação desordenada e evitar danos à Mata Atlântica.

Ao todo, foram vistoriados nove imóveis monitorados pelas equipes. As sete edificações demolidas, que estavam desocupadas, somavam 231,5 m². Em outros dois locais, onde havia moradores, não houve demolição, mas foram aplicados autos de infração, multa e embargo das áreas.

Na terça-feira, 26, a Polícia Militar Ambiental também realizou duas demolições no bairro Mococa, em Caraguatatuba, em área de ocupação irregular localizada na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, dentro do Programa Vizinhança Solidária Ambiental (PVSA). As construções, em alvenaria e já em fase de acabamento, foram identificadas por imagens de satélite que mostraram supressão recente da vegetação nativa. Dois responsáveis pelas obras foram autuados.

Em ambas as cidades, a vegetação degradada era caracterizada como Floresta Alta de Restinga em estágio médio de regeneração, integrante do bioma Mata Atlântica, protegido pela Lei Federal nº 11.428/2006 e considerado Patrimônio Nacional.

Segundo o 1º Tenente PM Luan, comandante do Pelotão da Polícia Militar Ambiental em Ubatuba, a demolição das construções não tem caráter punitivo, mas é uma medida preventiva para evitar a ampliação da degradação e permitir a recuperação das áreas afetadas.

As ações seguem em ambas as cidades com foco no cumprimento da legislação ambiental e na preservação do equilíbrio ecológico. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190.


Fonte: Matéria Original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Homem é preso com 12 kg de drogas na Carvalho Pinto, em São José dos Campos

*Ilhabela lança projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas” unindo Prefeitura, MP, Judiciário e forças policiais* A Prefeit…