Regional: Centro de Controle de Zoonoses orienta sobre cuidados diante do aumento na incidência de morcegos durante o verão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), orienta a população sobre os cuidados necessários neste período do ano, em razão do aumento na incidência de morcegos no município.

Durante o verão, é comum que haja maior movimentação desses animais noturnos, em função do período reprodutivo, que geralmente ocorre entre os meses de outubro e março, das temperaturas mais elevadas e da maior disponibilidade de alimentos, como insetos e frutas.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental e Animal, Marcella Christoff, esses fatores contribuem para que os morcegos circulem com mais frequência em áreas urbanas, podendo, eventualmente, entrar de forma acidental em residências, garagens ou áreas de serviço. A presença do animal nesses locais, no entanto, não indica, necessariamente, que esteja doente.

Os morcegos são animais silvestres protegidos por legislação ambiental específica e desempenham papel relevante no equilíbrio ecológico, atuando no controle de insetos e na dispersão de sementes.

O CCZ esclarece que não realiza a retirada de morcegos saudáveis em residências, por se tratar de animal silvestre que, na maioria das situações, consegue deixar o local por conta própria. O recolhimento pelo órgão ocorre exclusivamente em situações específicas, quando o animal apresenta sinais sugestivos de alteração comportamental ou incapacidade física, como dificuldade ou impossibilidade de voo.

Entre os sinais considerados para avaliação pelo CCZ estão a desorientação, comportamento atípico — como atividade durante o dia —, tentativa de aproximação de pessoas, agressividade fora do padrão ou movimentos descoordenados.

Em casos de mordedura ou contato direto com morcegos, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação de risco e adoção das medidas cabíveis. Situações que envolvam contato entre morcegos e animais domésticos, como mordidas ou contato direto, também devem ser comunicadas ao CCZ para orientações e providências adequadas.

O atendimento do Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelo telefone (12) 3861-2525.

Fonte: RSS

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Treze radares começam a operar em Caçapava; confira em quais vias

Prefeitura de Ilhabela aumenta tarifa reduzida do transporte público; saiba novo valor