
Motoristas de idades diversas como também pessoas não habilitadas a dirigir, passaram por um percurso montado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na sexta-feira, sábado e domingo (23, 24 e 25) na Praça da Cultura, Centro, com os óculos que simulam a embriaguez, o sono e de anfetaminas ao dirigir sob esses efeitos.
Morador de Caraguatatuba, Carlos Henrique de Lima, 46 anos, se propôs a fazer o percurso.com os óculos que simulam embriaguez. “A gente não tem noção de como é pegar uma estrada embriagado. Esses óculos dão a percepção de quanto é perigoso. De como atrapalha nossos reflexos. Gostaria que meu filho, que tem 19 anos, e vários outros jovens passassem por esse percurso para terem mais consciência” destacou.
O produtor de eventos, de Lorena, Luciano Carlos Escobar, 49 anos, decidiu experimentar os óculos que simulam o sono. “Dirijo muito à noite e de madrugada por causa do trabalho. O simulador é bem parecido com o que sentimos no dia-a-dia. Gostaria que fosse possível que todas as autoescolas tivessem esses percursos com os óculos como prova. Acredito que o número de acidentes diminuiria”, avaliou.
A campanha itinerante e dinâmica idealizada pelo DER-SP com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba retorna novamente na próxima sexta, sábado e domingo (30, 31 e 1º/2), no mesmo local. E tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito, com o objetivo principal a redução do número de acidentes e de vítimas nas rodovias.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) assim define as condutas enquadradas como infração de trânsito relacionadas à Lei Seca:
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
Infração gravíssima; Penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original