
Alguns chás que podem ajudar a emagrecer incluem o de gengibre, hibisco e cúrcuma. Geralmente, esses chás ajudam na hidratação e, em alguns casos, eliminam o excesso de líquidos, reduzindo o inchaço. No entanto, isso não significa necessariamente perda de gordura.
Outra boa estratégia para ajudar no emagrecimento é adicionar à dieta especiarias como canela ou pimenta (pimenta vermelha) por seu potencial efeito termogênico. Contudo, o impacto real dos termogênicos no peso e na gordura abdominal geralmente é modesto e varia de acordo com a pessoa, a dosagem e a dieta geral.
tuasaude.com/quais-sao-os-alimentos-termogenicos
Para melhor aproveitar os seus possíveis benefícios, o ideal é consumir essas chás junto com uma alimentação saudável e prática de atividade física regular.
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Alguns chás que podem ser usados para ajudar a emagrecer e perder a barriga são:
O chá de gengibre com abacaxi pode ser usado como complemento a um plano de emagrecimento, devido às suas propriedades hidratantes e digestivas.
O gengibre também é associado a um possível leve efeito termogênico em algumas pessoas. No entanto, o seu impacto no peso é geralmente modesto e não substitui uma dieta adequada.
Em uma chaleira ou panela, adicionar a água, a casca de abacaxi e laranja, e o gengibre, e depois levar ao fogo para ferver por 3 minutos
Após ferver, desligar o fogo, tampar e deixar em infusão por 5 minutos. Coar e beber imediatamente.
Esse chá deve ser consumido ao longo do dia entre as refeições e, para melhores resultados, recomenda-se manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
O chá verde pode ajudar moderadamente no emagrecimento, pois contém cafeína e catequinas, compostos associados a um leve aumento no gasto energético.
Essa bebida também pode ajudar algumas pessoas a se sentirem mais energéticas ou a reduzir a vontade de comer doces, mas este efeito varia de pessoa para pessoa.
1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde;
Colocar as folhas de chá verde numa xícara e adicionar a de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Este chá pode ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.
O açafrão tem sido estudado por sua possível relação com o apetite e o humor em algumas pessoas, o que poderia indiretamente ajudar a manter uma dieta mais equilibrada e no emagrecimento.
Já o gengibre pode proporcionar um leve efeito termogênico.
1 colher (de sopa) de gengibre ou 2 a 3 cm da raiz;
Adicionar os fios de açafrão e o gengibre à água fervente. Cobrir e deixar em infusão por 5 minutos. Coar, deixar esfriar um pouco e beber 1 xícara deste chá duas vezes ao dia, acompanhado de atividade física regular.
O dente-de-leão é muito usado por seu potencial efeito diurético, que pode reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos.
1 ou 2 colheres (de chá) de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó;
Para preparar este chá, deve-se despejar a água fervente sobre a raiz triturada em uma xícara, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e beber ainda morno até 3 vezes ao dia.
O chá vermelho, dependendo da variedade, pode conter cafeína e compostos antioxidantes. Por isso, algumas pessoas o usam para aumentar os níveis de energia, melhorar a concentração e ajudar a emagrecer.
Ferver a água e deixar esfriar um pouco, por cerca de 1 a 2 minutos. Em seguida, adicionar o chá vermelho e deixar em infusão por 10 minutos.
Este chá pode ser servido quente ou frio, podendo ser tomado de 1 a 3 xícaras por dia.
O chá de hibisco é excelente para emagrecer, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo devido ao seu efeito diurético, reduzindo o inchaço.
Esse chá também aumenta o metabolismo, ajudando assim a queimar mais calorias, e auxilia na digestão por conter canela.
1 colher (de sopa) de flores de hibisco seco;
1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha;
Adicionar o hibisco seco, as folhas de cavalinha e o pau de canela a um litro de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coar antes de beber.
Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições.
A erva-mate fornece cafeína e compostos antioxidantes, podendo ajudar a controlar o apetite em algumas pessoas e contribuir para um leve aumento do gasto energético.
No entanto, o efeito sobre o emagrecimento costuma ser moderado e depende da dieta.
1 colher (de sopa) de folhas torradas de chá mate;
Numa xícara de chá, colocar as folhas do chá mate e a água fervente. Tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber. Conheça outros benefícios da erva-mate para a saúde.
O chá de feno-grego é usado para emagrecer pelo seu teor de fibras e por aumentar a sensação de saciedade.
A alcachofra ajuda na digestão, melhorando o trânsito intestinal, reduzindo o inchaço e promovendo uma digestão mais eficiente.
1 colher (de chá) de sementes de feno grego;
1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra;
Em uma panela, ou chaleira, ferver a água. Apagar o fogo, adicionar as sementes de feno grego e as folhas secas de alcachofra, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos.
Coar o chá, deixar amornar e beber 1 xícara três vezes ao dia, entre as refeições.
O chá de capim-limão pode ajudar a eliminar o excesso de líquidos e gases do corpo, reduzindo o inchaço e sendo uma opção interessante para incluir em uma dieta de emagrecimento.
1 colher (de chá) de folhas picadas de capim-limão;
Colocar as folhas picadas de capim-limão em uma xícara e acrescentar a água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber.
O chá de capim-limão pode ser tomado 3 a 4 vezes por dia, juntamente com uma alimentação saudável e atividade física.
A cúrcuma possui um composto ativo chamado curcumina, que está relacionado com o emagrecimento e à redução da gordura no fígado quando combinada com uma dieta saudável e atividade física.
Já o limão ajuda a limpar o paladar, potencialmente reduzindo a intensidade da doçura quando estímulos doces e azedos são combinados.
Acrescentar a cúrcuma em pó à água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Adicionar o suco de limão, misturar bem e beber até 3 xícaras desse chá por dia entre as refeições.
O chá matcha é um chá verde em pó que fornece cafeína e antioxidantes que podem contribuir para o aumento do gasto energético, ajudando no emagrecimento.
Aqueça a água até começar a ferver, desligar o fogo e adicionar o matcha. Misturar bem até dissolver completamente. Deixar em infusão até ficar morno e beber até 3 xícaras por dia, antes ou depois das refeições ou após atividades físicas.
O chá de oliveira têm sido estudado por seu potencial auxílio no controle do açúcar no sangue, ajudando a reduzir os níveis de insulina, o que diminui o risco de acúmulo de gordura abdominal.
10 g de folhas frescas de oliveira trituradas ou 5 g de folhas desidratadas;
Acrescentar as folhas de oliveira à água fervente, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coar o chá e beber 2 vezes por dia, depois das refeições principais.
O chá preto fornece cafeína e flavonoides. Algumas pesquisas sugerem efeitos modestos deste chá nas medidas corporais. Veja outros benefícios do chá preto.
2 colheres (de sopa) de folhas secas de chá preto;
Tostar a casca de laranja e o pau de canela em uma panela em fogo médio por 3 minutos. Adicionar esses ingredientes e o chá preto à água fervente e deixe em infusão por 5 minutos.
Coar e beber de 1 a 2 xícaras deste chá por dia, quente ou frio, por pelo menos 3 meses.
O chá oolong é um chá tradicional que contém cafeína e polifenóis. Essa bebida pode ajudar moderadamente no metabolismo de gorduras e no gasto energético, especialmente quando é usado junto de um plano alimentar estruturado
Acrescentar o oolong à água fervente e deixar repousar, tampado, por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara por dia por pelo menos 6 semanas, associado com uma alimentação balanceada.
4 CHÁS SEGUROS PARA EMAGRECER 18:55 | 836.185 visualizações
O uso de qualquer produto ou ingrediente, seja natural ou sintético, deve sempre ser feito com moderação. Isso porque todas as substâncias ingeridas precisam ser metabolizadas pelo corpo e, quando usadas em excesso ou de forma inadequada, podem causar efeitos colaterais ou sobrecarregar o organismo.
Dessa forma, o uso destes tipos de chás deve ser feito, de preferência, com a orientação de um profissional de saúde, com experiência no uso de plantas medicinais. Esse profissional poderá ajustar o tipo de planta, o método de consumo e a dosagem de acordo com as características e o histórico de saúde de cada pessoa.
Além disso, o ideal é consultar um nutricionista para uma avaliação e para receber um plano alimentar personalizado para ajudar de forma eficaz no emagrecimento.
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original