
A língua ardendo pode acontecer após ingerir uma bebida muito quente, como café ou leite quente, que acaba queimando o revestimento da língua e causando a sensação de ardência e queimação.
No entanto, esse sintoma também pode surgir sem uma razão aparente, podendo indicar algum problema de saúde como boca seca, infecção, deficiência nutricional ou ser indicativo da síndrome da boca ardente, que deve ser avaliada e tratada de acordo com a orientação médica.
Assim, sempre que a ardência na língua surge de repente, demora mais de 2 a 3 dias para desaparecer ou é acompanhada por outros sintomas como placas brancas na língua, mau cheiro ou sangramento, é aconselhado consultar um dentista ou um clínico geral, para avaliar a cavidade bucal e identificar a causa, iniciando o tratamento mais adequado.
As principais causas de língua ardendo são:
1. Consumo de alimentos ácidos ou picantes
O consumo de alimentos ou bebidas quentes, ácidas ou picantes podem ter como consequência a ardência na língua. A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesionar a língua e causar uma sensação de queimação.
Na maioria das vezes, essa queimadura é ligeira, mas pode causar desconforto e perda da sensibilidade por até 3 dias.
O que fazer: para aliviar os sintomas deve-se dar preferência para alimentos e bebidas frios, deixando os alimentos mais quentes para depois que os sintomas desaparecerem. Assim, pode-se deixar a comida esfriar antes de comer e evitar adicionar pimenta na comida e frutas ácidas, como o kiwi, abacaxi ou toranja, por exemplo. Além disso, deve-se manter uma boa higiene bucal e, se a queimadura, for muito grave, consultar um clínico geral.
Não ignore os sinais que seu corpo está dando! Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já! Parceria com agende sua consulta online Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
A boca seca, também chamada de xerostomia, é uma situação em que as glândulas salivares não são capazes de produzir saliva em quantidade suficiente para manter a mucosa oral e a língua úmidas. Quando isso acontece, é normal o surgimento de uma sensação de ardência ou formigamento na língua.
Algumas das causas mais frequentes de boca seca incluem problemas nas glândulas salivares ou uso de alguns medicamentos, além de também poder ser consequência de doenças que comprometem o sistema imune, como síndrome de Sjögren e AIDS, diabetes e alterações hormonais, por exemplo. Conheça as principais causas de boca seca e o que fazer.
O que fazer: nesse caso, é recomendado aumentar o consumo de água ou ficar mascando uma chiclete sem açúcar, por exemplo, para estimular a produção da saliva. No entanto, quando a secura se mantém por muito tempo, deve-se consultar um clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
A falta de vitamina do complexo B pode causar inflamação da mucosa da boca, resultando em ardência na língua, gengivas e bochechas. Este tipo de carência é mais comum em pessoas que não fazem uma dieta variada ou que seguem um estilo de vida mais restrito de alimentos, como vegetarianos ou veganos, por exemplo.
O que fazer: o ideal é fazer sempre uma dieta bastante variada, aumentando o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como grãos integrais, folhas verdes, peixe, ovo e frutas, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em vitamina B.
É importante também que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação completa da quantidade de vitaminas e minerais disponíveis no corpo, verificando a necessidade de realizar algum tipo de suplementação.
A candidíase oral também pode provocar a sensação de ardência na língua, acontecendo principalmente quando não se tem uma higiene bucal adequada. Quando isso acontece, é comum que suja a sensação de formigamento ou ardência na língua, além de outros sinais como mau hálito e língua esbranquiçada.
O que fazer: normalmente a infecção pode ser controlada com a higiene bucal adequada, pelo menos 2 vezes por dia. No entanto, se não desaparecer em 1 semana deve-se consultar um dentista ou clínico geral, já que pode ser necessário usar algum antifúngico para tratar a infecção.
A síndrome da boca ardente é uma condição rara na qual a sensação de queimação na língua, lábios, palato e outras áreas da boca surge sem qualquer razão aparente e pode durar por vários anos. Além disso, podem ainda surgir outros sinais como formigamento e alterações do paladar, afetando especialmente mulheres com mais de 60 anos.
Ainda não são conhecidas as causas desta síndrome, mas o excesso de estresse, a ansiedade e a depressão aprecem ser fatores que aumentam o risco de a desenvolver. Veja mais sobre a síndrome da boca ardente.
O que fazer: é importante que o dentista ou clínico geral seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que pode indicar o uso de enxaguantes bucais e remédios, como antidepressivos tricíclicos em doses baixas, benzodiazepinas ou anticonvulsivantes. O tratamento depende do exame físico, das análises e da história clínica da pessoa.
A língua geográfica é uma condição em que manchas vermelhas aparecem na língua, formando uma imagem semelhante a um mapa. Essas manchas, de forma geral, deixam essa região em que aparecem mais sensível, de forma que a pessoa pode ter a sensação de ardência e queimação na língua, principalmente após consumir alimentos apimentados, ácidos ou muito salgados.
O que fazer: de forma geral, não é necessário realizar tratamento para a língua geográfica, no entanto é recomendado que sejam evitados os alimentos que possam aumentar a sensibilidade da língua e provocar os sintomas.
Além disso, em alguns casos, o clínico geral ou dentista pode indicar o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides para aliviar a dor e o desconforto.
tuasaude.com/tratamento-para-lingua-geografica
O líquen plano na boca é uma inflamação crônica em que o sistema imune ataca o revestimento (mucosa) da boca, provocando sintomas como manchas brancas na boca, feridas abertas, dor no local da ferida, maior sensibilidade para alimentos quentes, picantes ou ácidos, além de sensação de queimação na língua.
O que fazer: o tratamento para líquen plano na boca deve ser orientado pelo dermatologista ou dentista e normalmente envolve o uso de medicamentos, como corticoides ou imunossupressores, para aliviar os sintomas e prevenir o aparecimento de novas lesões.
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original