Saúde: GLP-1: o que é, funções e medicamentos

O GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon 1) é um hormônio natural produzido principalmente no trato gastrointestinal e que possui funções essenciais, como regular o metabolismo da glicose, controlar a fome e manter a saúde cardiovascular.

Esse hormônio também é encontrado, na forma de medicamentos análogos de GLP-1, podendo ser indicado para ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, obesidade e gordura no fígado com inflamação e fibrose, por exemplo.

No entanto, os medicamentos GLP-1 devem ser usados apenas com indicação, orientação e acompanhamento do endocrinologista. Isso porque esses remédios são contraindicados em algumas situações e podem causar efeitos colaterais.

O GLP-1 regula o metabolismo da glicose, porque estimula a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas quando os níveis de glicemia estão elevados.

Além disso, o hormônio GLP-1 também inibe a secreção de glucagon pelas células alfa durante a hiperglicemia, ajudando a diminuir a produção de glicose no fígado.

Por atuar no hipotálamo, que é o centro de saciedade no cérebro, o GLP-1 controla o apetite, reduzindo a ingestão de alimentos.

O GLP-1 também regula o comportamento alimentar hedônico, que é aquele baseado no prazer, reduzindo o desejo de comer e o valor de recompensa dos alimentos.

Além disso, esse hormônio também retarda o esvaziamento do conteúdo gástrico, prolongando a sensação de saciedade.

O GLP-1 ajuda a manter a saúde cardiovascular, porque melhora a função do revestimento interno dos vasos sanguíneos, estimula a produção de óxido nítrico, reduz o estresse oxidativo e os processos inflamatórios e aterogênicos.

Além disso, o GLP-1 também atua nos rins, estimulando a excreção de sódio e água e ajudando, assim, a diminuir a pressão arterial.

4. Diminuir o acúmulo de gordura no fígado

O GLP-1 pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado, principalmente ao favorecer a perda de peso e melhorar a sensibilidade à insulina.

Esses efeitos ajudam a diminuir a gordura em órgãos viscerais, como o fígado, de forma indireta, contribuindo para a saúde metabólica.

Os medicamentos GLP-1, também chamados de análogos de GLP-1, são substâncias sintéticas que imitam esse hormônio natural.

Semaglutida : encontrado na forma de comprimidos (Rybelsus) ou na forma de injeções, com os nomes de Ozempic ou Wegovy;

: encontrado na forma de comprimidos (Rybelsus) ou na forma de injeções, com os nomes de Ozempic ou Wegovy; Tirzepatida : deve ser administrado na forma de injeção, sendo encontrada com o nome comercial Mounjaro;

: deve ser administrado na forma de injeção, sendo encontrada com o nome comercial Mounjaro; Liraglutida : uma caneta injetável que deve ser aplicada sob a pele, sendo vendida com os nomes comerciais Saxenda, Victoza, Olire ou Lirux;

: uma caneta injetável que deve ser aplicada sob a pele, sendo vendida com os nomes comerciais Saxenda, Victoza, Olire ou Lirux; Dulaglutida (Trulicity) : uma caneta injetável que deve ser usada através de aplicação da injeção subcutânea;

: uma caneta injetável que deve ser usada através de aplicação da injeção subcutânea; Exenatida : é uma caneta injetável encontrada com o nome comercial de Byeta;

: é uma caneta injetável encontrada com o nome comercial de Byeta; Lixisenatida + insulina glargina (Soliqua): que é comercializado na forma de caneta, usado somente em diabetes tipo 2.

Conforme o seu princípio ativo, os medicamentos GLP-1 podem ser indicados pelo médico para ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, do excesso de peso e da obesidade.

Esses remédios também podem ser prescritos para diminuir o risco de doenças cardíacas, ajudar a tratar a gordura no fígado com inflamação e fibrose moderada a avançada.

Fonte: RSS

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Regional: Evento “O Mar Não Está Pra Lixo” promove nova atividade de conscientização ambiental no Porto Novo

Saúde: Wegovy comprimido: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)