
Um idoso foi vítima do “golpe da maquininha” e teve um prejuízo de R$ 7.500 ao tentar comprar duas bandejas de morangos na região do Vale do Paraíba, vizinha ao Litoral Norte. A ação rápida da polícia, no entanto, resultou na prisão de dois suspeitos de aplicarem o golpe. O caso serve de alerta para moradores e turistas de toda a região.
O crime ocorreu quando a vítima foi abordada por vendedores ambulantes. Ao efetuar o pagamento com o cartão, que deveria ser de um valor baixo, os criminosos utilizaram de artifícios para digitar o valor exorbitante na maquininha sem que o idoso percebesse. A vítima só notou o golpe ao verificar o extrato bancário posteriormente.
Após a denúncia, a polícia localizou e prendeu a dupla, recuperando a maquininha utilizada no crime. Os dois foram autuados por estelionato.
Como funciona o golpe e como se proteger
No “golpe da maquininha”, os criminosos se aproveitam de um momento de distração da vítima, utilizam um aparelho com o visor danificado ou simplesmente digitam um valor muito superior ao real e o apresentam para o pagamento.
Para não se tornar uma vítima, a polícia orienta:
- Sempre confira o valor que aparece no visor da maquininha antes de digitar a sua senha.
- Não tenha pressa. Peça para ver o valor com calma.
- Não entregue seu cartão para o vendedor inserir na máquina. Faça você mesmo, se possível.
- Sempre peça o comprovante impresso da transação.
Fique atento, principalmente com abordagens de vendedores ambulantes em ruas e semáforos.
Fonte: G1 Vale do Paraíba & Região