A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (26/8) a Operação Contenção, uma ação estratégica contra as disputas territoriais que transformara

Após guerra com granadas, polícia fecha cerco a CV e TCP no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (26/8) a Operação Contenção, uma ação estratégica contra as disputas territoriais que transformara

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (26/8) a Operação Contenção, uma ação estratégica contra as disputas territoriais que transformaram comunidades da Zona Norte em palco de confrontos armados entre facções criminosas.
A ofensiva mobiliza agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), com apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.

O objetivo é frear o avanço do Comando Vermelho (CV) sobre áreas controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP) e desarticular a estrutura logística, financeira e operacional das facções que disputam o controle de pontos de tráfico em regiões estratégicas do Rio, como Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá.
Guerra urbana
As investigações apontam que a região vive uma guerra urbana com uso de armamento pesado, granadas, munições traçantes e explosivos. De um lado, traficantes como Wallace de Brito Trindade, o “Lacoste”, e William Yvens da Silva, o “Coelhão”, ampliam sua influência a partir da comunidade da Serrinha. Do outro, o Comando Vermelho, sob a liderança de Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, lança ofensivas a partir do Morro do Juramento.
A escalada da violência já deixou vítimas inocentes. Em maio, uma mulher de 56 anos foi morta por bala perdida durante dois dias de tiroteios no Morro do Juramento. Em junho, um trabalhador foi alvejado e morreu no Morro do Fubá enquanto recolhia ferro-velho. Moradores vivem sob toque de recolher imposto pelo tráfico, com escolas e unidades de saúde paralisadas e o comércio local gravemente afetado.
Segundo a Polícia Civil, a Operação Contenção já prendeu mais de 40 suspeitos, neutralizou sete criminosos em confrontos e apreendeu 11 adolescentes envolvidos com o tráfico. Além disso, mais de 250 armas foram retiradas de circulação desde o início da ofensiva.
Operação permanente
A PCERJ destaca que a Operação Contenção será contínua, com monitoramento intensivo e incursões sucessivas para impedir que o Comando Vermelho consolide sua influência na Zona Oeste a partir das comunidades da Zona Norte.

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Um vídeo de Wanessa Camargo e o ator Allan Souza Lima dançando juntinhos voltou a circular nas redes sociais e chamou atenção dos internautas. Nas imagens, os d

Web resgata vídeo de Wanessa Camargo com ator apontado como affair

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou que o ex-presidente, Jair Bolsonaro deve definir um substituto para disputa à Presidência da Re

Bolsonaro definirá substituto após julgamento pelo STF e ainda neste ano, diz Valdemar