Escola particular de São José é alvo de invasão e roubo
Os criminosos que invadiram uma escola particular na Zona Leste de São José dos Campos (SP), na manhã desta quinta-feira (4), fizeram ao menos três funcionários de refém antes de procurarem pelo cofre da instituição. As informações foram detalhadas no boletim de ocorrência, ao qual o g1 teve acesso.
No documento, os policiais narram que o vigilante da escola afirmou que ao menos três homens participaram da ação e que “surgiram repentinamente na portaria”. Em seguida, o trio fez o vigilante refém e entrou na escola, apontando a arma em direção à vítima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Dentro da escola, já no pátio, os criminosos renderam uma professora e seguiram com os dois em direção à recepção, onde fizeram a terceira vítima refém.
Os criminosos, segundo o boletim de ocorrência, começaram a indagar as vítimas sobre o cofre da escola e a senha. Sem as informações, eles passaram a vasculhar os armários e gavetas e conseguiram levar R$ 1,5 mil que estava na bolsa de uma das funcionárias, além de R$ 200 da escola, que estava separado para a compra de cartuchos de tinta.
Após a ação, os criminosos então entraram no carro verde, que estava estacionado nas dependências da escola, e fugiram.
Peritos da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e da Polícia Científica participaram das investigações iniciais, para a coleta de digitais. Segundo a Polícia, foram analisadas as imagens das câmeras de segurança da escola, que, além de ajudar na identificação, também serviram para indicar locais onde os bandidos deixaram digitais.
Em um comunicado interno enviado aos pais dos alunos, a escola informou sobre a tentativa de assalto e que a situação foi rapidamente controlada. O comunicado diz ainda que não foram acessadas as salas de aula e que nenhum aluno presenciou a ação.
Ninguém se feriu e ninguém foi preso.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) disse que a Polícia Militar preservou o local e que a Polícia Civil “segue com as diligências para identificar e localizar os suspeitos”.
Criminosos armados invadem escola e rendem funcionários em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
O caso
Uma escola particular, localizada na Zona Leste de São José dos Campos, foi alvo de criminosos na manhã desta quinta-feira (4).
De acordo com o boletim de ocorrência, criminosos entraram na unidade escolar que fica na Av. Livio Veneziani, no Jardim Uira, por volta das 11h30.
Segundo o relato de testemunhas para a polícia, os funcionários foram rendidos por homens que usavam roupas de frio e aparentavam estar armados, com armas de fogo de calibre longo.
Em contato por telefone, a Polícia Militar disse que dois criminosos renderam os funcionários da escola e tentaram abrir o cofre do colégio. Os criminosos fugiram de carro levando celulares e dinheiro dos funcionários.
O caso foi registrado como roubo no 6º DP de São José e é investigado. A polícia faz buscas por imagens de câmeras de segurança que ajudem a identificar e localizar os bandidos.
Ao g1, o Colégio Joseense informou que não vai se manifestar sobre o ocorrido.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original