No último sábado (8), o Governo do Estado de São Paulo entregou uma balsa reformada para a travessia entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte. A balsa, que estava fora de operação desde o início do ano, foi alvo de um investimento de R$ 6,8 milhões e agora retorna ao serviço com capacidade para 44 carros e 162 pedestres, sendo a maior embarcação a fazer essa travessia.
Atualmente, a travessia entre as duas cidades é realizada por seis balsas e duas lanchas que atendem apenas pedestres. Com a reativação da balsa reformada, a expectativa é de que o tempo de espera seja reduzido, beneficiando moradores e usuários que dependem desse serviço.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, até a próxima temporada, a travessia estará operando com capacidade máxima. Isso se deve aos planos de entregar, ainda em agosto, a reforma dos flutuantes nos dois lados da travessia, o que deve aumentar a capacidade de embarque e desembarque.
Além disso, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que o Estado está estruturando uma parceria público-privada para a gestão do serviço de travessia, com o objetivo de manter o padrão tarifário atual, mas com um contrato de longo prazo que englobe todas as servidões.
A reforma da balsa e a perspectiva de melhorias na infraestrutura da travessia são recebidas com expectativa positiva pelos moradores, como o servidor público Cristiano Fernandes, que reside em Ilhabela. Ele acredita que essas ações irão beneficiar todos os dependentes desse importante serviço de transporte entre os dois municípios.
Créditos: Divulgação/Semil