
90 anos de Mauricio de Sousa: filhos compartilham memórias ao g1
A pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo, uma chácara em Caçapava, no interior paulista, serve de refúgio para o cartunista Mauricio de Sousa, que completa 90 anos nesta segunda-feira (27).
É na cidade de 100 mil habitantes, no bairro da Boa Vista, que o criador da Turma da Mônica costuma aproveitar para descansar e curtir com a família. A festa de réveillon é uma das datas.
Na chácara, o cartunista tinha o hábito de fazer uma queima de fogos durante a virada dos anos. Em 2018, no entanto, ele suspendeu o show pirotécnico que fazia na cidade, em respeito aos animais domésticos e silvestres.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O anúncio chegou a ser feito por meio das redes sociais de Mauricio.
“Comunico que suspendi essa apresentação em respeito aos animais domésticos e silvestres que são muito maltratados com essa prática. O som das explosões é muito violento para suas audições. Volto com os fogos quando forem fabricados sem os estrondos”, alegou à época.
O amor pelos animais, inclusive, fez com que o cartunista desse vida a personagens icônicos em seus quadrinhos, como, por exemplo, o cãozinho Bidu, que integra a Turma da Mônica.
Outros personagens famosos também fazem parte dos animais da Turma da Mônica, como o gato Mingau, da Magali, que adora dormir e comer.
Outro animal famoso na Turma da Mônica é o elefante verde Jotalhão, que é considerado um dos mais carismáticos dos quadrinhos, criado em 1962.
Mauricio de Sousa posa com um cão chamado por ele de Bidu
Divulgação/Turma da Mônica
Fiel companheiro de Cebolinha, o Floquinho também é um dos cachorrinhos que fazem parte da história da Turma da Mônica e que demonstra o carinho de Mauricio de Sousa pelos animais nas ilustrações.
A relação com Caçapava fez ainda com que Mauricio doasse um de seus carros para o acervo do Museu do Automóvel Roberto Lee.
O veículo doado foi um Toyota Paseo 1993 vermelho, em perfeito estado de conservação. À época, o cartunista disse que a doação era uma forma de demonstrar sua simpatia pela cidade.
Maurício de Sousa decidiu doar carro ao acervo do museu
Arquivo pessoal/Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa
Claudio Belli/ Divulgação MSP
Mauricio de Sousa está em rumo aos 65 anos de publicações
Claudio Belli/Divulgação MSP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original