Caiado agenda renúncia ao governo de Goiás para março

Política

Caiado agenda renúncia ao governo de Goiás para março

Governador pretende se candidatar à Presidência

Mateus Conte

25 ago 2025
– 21h54

| 2min de leitura

Formado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Repórter da Revista Oeste desde setembro de 2024.

Veja mais

Caiado ganha força, com articulação do União Brasil para deixar o governo Lula | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

a –
A +

Compartilhar:

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), definiu a data em que deixará o comando do Estado para disputar as eleições de 2026. A renúncia está prevista para o dia 31 de março do próximo ano, de acordo com a Folha de S.Paulo. O político pretende se lançar candidato à Presidência da República, embora aliados avaliem que ele também pode concorrer em uma chapa como vice-presidente ou disputar uma vaga no Senado.+ Leia mais notícias de Política em OesteA decisão de marcar a saída do cargo foi alinhada ao calendário de eventos que antecedem o fim de março. Antes de entregar o posto, Caiado quer estar presente em duas atividades consideradas relevantes para o Estado. A primeira é a realização de uma etapa da MotoGP em Goiânia, entre os dias 20 e 22. A competição é a principal categoria mundial do motociclismo e volta ao Brasil depois de mais de 20 anos.O segundo compromisso é o encontro nacional de muladeiros, que ocorre de 25 a 30 de março. A tradição reúne tropeiros que percorrem longas distâncias montados em mulas, prática de raízes históricas ligadas ao transporte de mercadorias no interior do país. A edição prevista para 2026 deve receber até 30 mil pessoas na capital goiana, segundo estimativas dos organizadores.

Leia mais:

Estados governados pela direita têm os menores índices de homicídios do Brasil

Para onde vai a direita em Goiás?

Bolsonaro escolhe Gustavo Gayer como pré-candidato ao Senado em Goiás

Trajetória de CaiadoCom a definição da data de renúncia, Caiado se torna oficialmente um dos nomes do União Brasil para a corrida presidencial. A legislação eleitoral brasileira exige que governadores que desejam disputar outros cargos deixem suas funções até seis meses antes do pleito. Dessa forma, a saída em 31 de março cumpre a exigência legal e abre espaço para articulações sobre o futuro político do governador.Aliados próximos afirmam que o objetivo de Caiado é buscar a Presidência, mas reconhecem que as conversas sobre alianças partidárias podem alterar a posição do político na disputa. Uma alternativa considerada é a participação como vice em uma chapa majoritária. Outra possibilidade é a candidatura ao Senado.O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado (União-GO) | Foto: Redes sociais Caiado já disputou a Presidência da República em 1989, quando obteve pouco menos de 1% dos votos válidos pelo Partido Social Democrático. Anos mais tarde, em 2014, foi eleito senador por Goiás com mais de 1,2 milhão de votos, exercendo o mandato até 2019, quando deixou a vaga para assumir o governo estadual.Leia também: “A farsa da direita ‘permitida’”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 241 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

União BrasilGoiásRonaldo Caiado

Compartilhar:

0 comentários

<button
data-text-opened='

Ocultar comentários’
data-text-closed=’

Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2106112″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>

Comentários exclusivos para assinantes.

Entre
ou assine
para enviar um comentário.

ComentárioxO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δ

Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.

Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.

Continue lendo

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Agroindústria atribui crescimento à relação com produtor

Abel Ferreira destaca vitória do Palmeiras e elogia CBF por decisão