Organização Social será responsável por gestão das unidades e ampliação dos serviços

O município de Caraguatatuba está prestes a entrar em uma nova fase na saúde pública. A Prefeitura lançou um chamamento público para contratar uma Organização Social (OS) que ficará responsável pela administração das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A iniciativa tem como objetivo expandir e fortalecer os atendimentos oferecidos à população, aumentando a equipe médica, ampliando serviços e melhorando a cobertura em diversas regiões.
Expansão dos serviços de saúde
Com o novo contrato, a cidade contará com mais equipes da Estratégia de Saúde da Família, passando de 31 para 36 equipes, além da incorporação de 12 médicos do programa federal “Mais Médicos pelo Brasil”. Também serão contratados enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes administrativos para reforçar o atendimento em bairros como Tinga, Sumaré e Porto Novo.
Melhoria na estrutura das UPAs e atendimento especializado
A UPA Centro será beneficiada com novos plantões de ortopedia, técnicos de gesso e telemedicina. Já a UPA Sul receberá reforço com psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Exames de imagem também serão ampliados para melhor atender a população.
Como participar do processo
As entidades interessadas em participar do chamamento público devem estar devidamente qualificadas conforme a Lei Municipal nº 2.559/2021. O edital completo está disponível no site oficial da Prefeitura: Acesse aqui.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Tags: #SaúdePública, #Caraguatatuba, #ChamamentoPúblico, #UPA, #SAMU, #AtençãoBásica