CARAGUATATUBA É A TERCEIRA CIDADE DO BRASIL MAIS INTELIGENTE NO QUESITO GOVERNANÇA

Caraguatatuba é a terceira cidade do Brasil mais inteligente no quesito governança
Caraguatatuba é a terceira cidade do Brasil mais inteligente no quesito governança

Caraguatatuba tem motivos para comemorar sua excelente colocação no Ranking Connected Smart Cities, que é uma plataforma que envolve empresas, entidades e governos, com objetivo de encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras.

#PraTodosLerem: Vista aérea da cidade de Caraguatatuba ao por do sol, mostrando parte do mar e parte da cidade

O município aparece entre as três mais inteligentes do país no recorte (categoria) Governança, que é composta por 12 indicadores, sendo cinco concebidos para o próprio eixo de governança, dois para o eixo de urbanismo, dois para o eixo de saúde, um para o eixo de meio ambiente, um para o eixo de segurança e um para o eixo de educação.

A nota tirada por Caraguatatuba foi de 8,380, perdendo apenas para os municípios de Niterói/RJ (nota 8.448) e Balneário Camboriú/SC (nota 8.424). A máxima neste recorte é de 11,5 pontos e leva-se em conta indicadores quanto a transparência do município, participação social, nível de desenvolvimento municipal e nível de formação do gestor da cidade.

A cidade também se destaca entre as 100 cidades do Brasil nos recortes de Meio Ambiente, no qual aparece em 25° lugar com a nota de 5,090 e no recorte de Saúde, no 81° lugar com nota de 4,370.

Na questão do Meio Ambiente, o estudo do Ranking Connected Smart Cities prioriza em sua pesquisa indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos. Trata-se de uma avaliação diferente da que é feita em pesquisas internacionais que avaliam partículas sólidas dispersas na atmosfera, qualidade do ar, área verde por habitante ou conforto térmico.

Já os indicadores do eixo da Saúde estão atrelados a oferta de leitos, profissionais qualificados, cobertura de atendimento, investimentos públicos no setor e mortalidade infantil. Este recorte de saúde considera ainda indicadores de infraestrutura de saneamento básico, uma vez que a ausência de acesso a água potável e a coleta de esgoto pode indiretamente acarretar problemas de saúde na população, conforme conceito de conectividade entre os eixos que compõe este estudo.

Para o prefeito Aguilar Junior, o destaque de Caraguatatuba é motivo de comemoração. “Esse ranking é muito importante, pois mostra que temos aplicado recursos na modernização de serviços e na aplicação de novas tecnologias. Nosso objetivo é cada vez mais avançar nos itens avaliados e proporcionar ao cidadão uma cidade inteligente e segura”, avalia ele.

Please follow and like us:

Justiça nega pedido de vereadores para tomar posse na Câmara de Ubatuba

TRÂNSITO NO RIO DO OURO É ALTERADO PARA RECEBER A UNIDADE MÓVEL DO PROJETO GABINETE EM AÇÃO