O litoral norte de São Paulo foi atingido por uma forte tempestade na tarde deste sábado (18), que provocou alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e cancelamento de eventos. Segundo a Defesa Civil do estado, o alerta de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h foi emitido na sexta-feira (17), mas a população não esperava tamanha destruição.
A cidade mais afetada foi Ubatuba, onde foram registradas 11 ocorrências, nenhuma delas com vítimas. Segundo o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes, o vendaval durou cerca de 15 minutos, mas foi suficiente para arrancar telhados, derrubar postes e árvores e danificar veículos. “Foi uma situação atípica, nunca vimos algo assim. Estamos trabalhando para atender todas as demandas e restabelecer a normalidade”, disse.
Em Ilhabela, a chuva causou desbarrancamento em uma obra na parte sul da ilha, que interditou parcialmente a rodovia SP-131. Ninguém ficou ferido. A prefeitura informou que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão no local para fazer a limpeza e liberar a via.
Em Caraguatatuba, a Defesa Civil registrou quatro quedas de árvores, que bloquearam ruas e atingiram fiações elétricas. Além disso, a prefeitura decidiu suspender os eventos do Festival do Mexilhão, no Massaguaçu, a XXVII Kizomba da Consciência Negra, na Praça da Cultura e o Dia do Músico, que seria na Praça Dr. Cândido Motta. A medida foi tomada por precaução e para evitar aglomerações.
Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto também cancelou todos os eventos em ambiente aberto que seriam realizados neste sábado (18), seguindo a recomendação da Defesa Civil Estadual. Entre eles, estavam Originais do Samba na Tenda do Complexo Turístico da Rua da Praia e do Negritude Junior na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul.. A prefeitura informou que as novas datas serão divulgadas posteriormente.
A Defesa Civil do estado orienta que os moradores e turistas do litoral norte fiquem atentos aos avisos meteorológicos e evitem áreas de risco. Em caso de emergência, o telefone para contato é o 199.