
As fortes chuvas que atingiram a cidade de Ubatuba na última terça-feira (4) causaram estragos e transtornos para a população. Uma família ficou desabrigada, a ponte provisória no bairro Folha Seca foi interditada e outras vias também tiveram que ser fechadas devido a alagamentos.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), os índices pluviométricos chegaram a ultrapassar a previsão, atingindo até 92,11 mm no bairro da Figueira. Outras regiões também foram muito afetadas, como Itamambuca (78,17 mm), Perequê-Açu (74,05 mm), Centro (72,3 mm) e Lázaro (62,42 mm).
A ponte provisória do bairro Folha Seca, construída após a estrutura definitiva ter sido levada pela correnteza durante as chuvas de março, também precisou ser interditada pela Defesa Civil para garantir a segurança dos moradores. Além dessa via, a avenida Rio Grande do Sul, no centro, e a rua Usina Velha, no Perequê-Açu, também tiveram que ser fechadas devido aos alagamentos.
Uma família do bairro Estufa I ficou desabrigada e está recebendo apoio da Assistência Social da prefeitura. As escolas municipais José de Anchieta e Ernesmar de Oliveira foram disponibilizadas como abrigo para pessoas que tiveram suas casas atingidas, e as aulas da Etec Paula Souza foram suspensas por conta da situação.
A Prefeitura de Ubatuba reforça que as equipes de Defesa Civil e Serviços Públicos estão atuando para restabelecer a normalidade na cidade o mais rápido possível. Moradores e motoristas são orientados a evitar as áreas afetadas e a seguir as recomendações das autoridades.
Fonte: SPRIO