
Se você está planejando curtir o verão com a sua família nas praias de Caraguatatuba, saiba que é preciso tomar alguns cuidados para evitar que as crianças se percam na multidão.
Segundo o Comando do Grupamento de Bombeiros (GBMar), só em janeiro deste ano, 15 crianças se perderam dos pais em praias da cidade. Felizmente, todas foram reencontradas.
Para prevenir esse tipo de situação, uma dica é usar as pulseiras de identificação entregues gratuitamente pelo GBMar de Caraguatatuba. Elas são feitas de material resistente e têm cores chamativas como amarelo, laranja, azul e verde. Nas pulseiras, você pode escrever o nome da criança, o telefone e o nome do responsável.
Esse serviço de entrega de pulseiras é uma iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba, que visa orientar as famílias sobre a segurança dos pequenos nas praias.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, destaca a importância dessas pulseiras como uma medida eficaz de precaução. “É necessário que os pais criem o hábito de sempre usar a identificação nas crianças, não apenas nas praias, mas também em locais movimentados”.
Mas lembre-se: a pulseira não substitui a atenção dos pais. É preciso ficar sempre de olho nas crianças e não se afastar delas na praia. Assim, você evita sustos e aproveita melhor o verão.
Outra dica é combinar um método para identificar e localizar crianças perdidas. Se você encontrar uma criança sozinha, coloque-a nos seus ombros e peça para os banhistas ao redor baterem palmas e gritarem o nome dela. Isso pode chamar a atenção dos pais e facilitar o reencontro.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960