Prefeito Felipe Augusto institui decreto para Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul

Prefeito Felipe Augusto institui decreto para Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul.

O prefeito Felipe Augusto instituiu o Decreto Municipal 9.338/2024 que define o fornecimento de Ajuda Humanitária a ser destinado aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, abrangidos pelos decretos de Calamidade Pública 57.596 e 57.600/2024 em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas.

Com isso, São Sebastião pode mobilizar os servidores da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução no Estado do Rio Grande do Sul. Essa ajuda também serve para servidores aptos de outras secretarias para reforçar as ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades atingidas com o objetivo de facilitar ações de assistência à população afetada pelas enchentes, sob a coordenação da Defesa Civil.

Ainda com base no decreto, esses profissionais devem ser capacitados para avaliação de cenários de desastres naturais e devem apoiar a coordenação de abrigos emergenciais, logísticas humanitárias e geoprocessamento de dados relacionados ao clima.

O documento define que os agentes da Defesa Civil de São Sebastião podem atuar em situações de arrecadação e entrega de medicamentos, colchões, itens de vestuário, materiais de limpeza e higiene pessoal e gêneros alimentícios, como no auxílio da organização e distribuição desse material para as vítimas das chuvas nos locais de recebimento e acolhimento definidos e indicados pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e Defesas Civis do Estado de São Paulo e gaúcho.

Balanço

No quinto dia da Missão Humanitária dos agentes da Defesa Civil de São Sebastião no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (10), ainda em Canoas foi feita a implantação do Posto Médica Avançado (PMA), uma articulação junto com a Secretaria de Saúde Municipal; também houve a integração de médicos voluntários no local onde foram realizados 10 atendimentos, sendo oito curativos e dois em moradores com hipotermia.

A equipe também realizou a integração médicos veterinários no auxílio da implantação de um Posto Médico Avançado Veterinário e também junto às ONGs já atuantes no local.

Outra ação realizada foi a logística para a implantação de ponto de apoio para entrada e saída de equipes de socorro em bairro, além de apoio a moradores na busca de dois desaparecidos que não foram localizados.

Crédito: Daniela Andrade | PMSS

Receba as informações do nosso portal em primeira mão, acesse: https://chat.whatsapp.com/KRC62t6vUtj0UXpr5mIBxw

Please follow and like us:

Prefeitura inicia obras da nova escolinha de surfe na praia do Sapê

Tradição e arte: Ilhabela divulga programação cultural do mês de maio