Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. Esta data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1972 e tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

No Litoral Norte de São Paulo, a preservação da Mata Atlântica é um exemplo de cuidado com o meio ambiente. No entanto, o saneamento básico ainda é um problema que causa poluição nas praias. De acordo com o relatório semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sete praias estavam impróprias para banho no último fim de semana. A cidade mais prejudicada foi Ilhabela, com três praias impróprias (Armação, Portinho e Pinto).

A Sabesp anunciou investimentos no saneamento básico do Litoral Norte de São Paulo. Novas ações foram anunciadas para as cidades de Caraguatatuba e Ilhabela. A Sabesp mantém o programa Onda Limpa, que é considerado o maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira. O objetivo é expandir a coleta de esgoto rumo à universalização do atendimento.
Em Caraguatatuba, a Sabesp anunciou o início da licitação para contratação de obras de coleta e tratamento de esgoto com investimentos de R$ 66,4 milhões.
Em Ilhabela o investimento para o saneamento basico segundo a Sabesp será de R$ 80 milhões, por meio do programa Onda Limpa, as obras vão melhorar a saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias.
A Mata Atlântica é um dos biomas mais biodiversos do mundo e tem extrema importância ambiental para a regulação do clima e do abastecimento de água na região e arredores. Entre os principais motivos para sua preservação podemos citar: regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo da região, controla o equilíbrio climático, protege escarpas e encostas das serras, além de ser fonte de alimentos e plantas medicinais.

No entanto, a ocupação desordenada pode afetar negativamente o meio ambiente. Um exemplo disso é a tragédia ocorrida na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, no dia 18 de fevereiro deste ano. Fortes chuvas contribuíram para os deslizamentos de encostas, alagamentos, perdas materiais, milhares de pessoas desabrigadas e com o total de 65 óbitos. O bairro Vila Sahy foi a região mais atingida, com o maior número de mortes e desabrigados.
É importante refletir sobre como nossas ações podem afetar o meio ambiente e buscar soluções para minimizar os impactos negativos. A conscientização e ação global em prol da proteção ambiental são fundamentais para garantir um futuro sustentável para todos.
Por Ricardo Severino – Blog do Severino