Descubra a rica programação cultural de maio em Ilhabela. Exposições, música e gastronomia aguardam por você na Semana da Cultura Caiçara.

Tradição e arte: Ilhabela divulga programação cultural do mês de maio

O mês de maio é especial em Ilhabela. Ilhabela elaborou uma programação cultural imperdível com exposições, apresentações musicais, festival gastronômico e a Semana da Cultura Caiçara, que conta com a tradição da Congada. 

Entre os dias 16 e 19 será comemorada a Semana da Cultura Caiçara, na Vila, com diversas atrações musicais, como a dupla Hugo & Tiago e o grupo de pagode Soweto. Um dos destaques do fim de semana é a Congada de São Benedito, organizada pela Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela e que conta com o apoio da Prefeitura. Esta tradição é celebrada nas ruas da Vila – Centro Histórico desde 1794, de acordo com registros do arquivo do Estado de São Paulo. O evento terá uma programação intensa com o levantamento do mastro, bailes dos congos, ucharia e outras atividades. 

No final de semana, 24 a 26 de maio, o Centro de Apoio ao Pescador Artesanal, recebe a 12º edição do Festival da Sardinha, que conta com um cardápio especial preparado por pescadores locais, tendo como ingrediente principal a sardinha, um pescado saboroso e de alto valor nutritivo, sendo também comercializado a baixo custo. 

Programe-se!

16ª Exposição de Orquídeas – Especial Dia das Mães

Semana da Cultura Caiçara:

Sexta, 17 de maio

17h – Levantamento do Mastro de São Benedito
Praça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
18h – Distribuição de Bolo e Concertada de São Benedito
18h30 – Filme “O Último Baile”
Praça Cel. Julião – Centro
Festa Social (Centro Cultural da Vila)
19h30 – Siriani
20h50 – Roney Alves
22h – Show Hugo & Tiago

Sábado, 18 de maio

CONGADA
9h – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
10h – Baile do Congos
Praça Cel. Julião – Centro
11h – Baile do Congos
Rua da Padroeira – Centro
12h – Ucharia
14h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
15h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
16h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
Festa Social (Centro Cultural da Vila)
19h30 – Diniz & Banda
20h50 – Mais Simpatia
22h – Show Soweto

Domingo, 19 de maio

CONGADA
10h – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
10h45 – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
11h30 – Baile do Congos
Rua da Padroeira – Centro
12h – Ucharia
14h30 – Baile do Congos
Rua do Meio – Centro
15h30 – Baile do Congos
Rua da Padroeira
16h30 – Baile do Congos
Rua São Benedito – Centro
18h – Procissão de São Benedito com queima de fogos (sem estampido)
Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
Festa Social (Centro Cultural da Vila)
21h – Pop Music

Créditos: Divulgação/PMI

Receba as informações do nosso portal em primeira mão, acesse: https://chat.whatsapp.com/KRC62t6vUtj0UXpr5mIBxw

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

Prefeito Felipe Augusto institui decreto para Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul Home Noticias Prefeito Felipe Augusto institui decreto para Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul Crédito: Daniela Andrade | PMSS O prefeito Felipe Augusto instituiu o Decreto Municipal 9.338/2024 que define o fornecimento de Ajuda Humanitária a ser destinado aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, abrangidos pelos decretos de Calamidade Pública 57.596 e 57.600/2024 em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas. Com isso, São Sebastião pode mobilizar os servidores da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução no Estado do Rio Grande do Sul. Essa ajuda também serve para servidores aptos de outras secretarias para reforçar as ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades atingidas com o objetivo de facilitar ações de assistência à população afetada pelas enchentes, sob a coordenação da Defesa Civil. Ainda com base no decreto, esses profissionais devem ser capacitados para avaliação de cenários de desastres naturais e devem apoiar a coordenação de abrigos emergenciais, logísticas humanitárias e geoprocessamento de dados relacionados ao clima. O documento define que os agentes da Defesa Civil de São Sebastião podem atuar em situações de arrecadação e entrega de medicamentos, colchões, itens de vestuário, materiais de limpeza e higiene pessoal e gêneros alimentícios, como no auxílio da organização e distribuição desse material para as vítimas das chuvas nos locais de recebimento e acolhimento definidos e indicados pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e Defesas Civis do Estado de São Paulo e gaúcho. Balanço No quinto dia da Missão Humanitária dos agentes da Defesa Civil de São Sebastião no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (10), ainda em Canoas foi feita a implantação do Posto Médica Avançado (PMA), uma articulação junto com a Secretaria de Saúde Municipal; também houve a integração de médicos voluntários no local onde foram realizados 10 atendimentos, sendo oito curativos e dois em moradores com hipotermia. A equipe também realizou a integração médicos veterinários no auxílio da implantação de um Posto Médico Avançado Veterinário e também junto às ONGs já atuantes no local. Outra ação realizada foi a logística para a implantação de ponto de apoio para entrada e saída de equipes de socorro em bairro, além de apoio a moradores na busca de dois desaparecidos que não foram localizados.

Prefeito Felipe Augusto institui decreto para Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul

Governo de SP mobiliza a população e envia mais de 336 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul após fortes chuvas.

Em 1 semana, SP envia mais de 336 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul