Doulas conquistam livre acesso à maternidade de São Sebastião: um marco para gestantes e profissionais do parto

Um evento realizado no Centro Gestacional Harmonia para Vida, de São Sebastião, na última quarta-feira (31), oficializou a entrada das doulas na maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), tornando efetiva a Lei Municipal nº 2.686/2019.

‌Sempre que solicitado pela parturiente, será permitida a presença da doula durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto, bem como na consulta e nos exames de pré-natal, na maternidade e demais equipamentos da rede municipal de Saúde.

‌Para isso, a doula precisa acessar o site do Hospital de Clínicas (www.hcss.org.br), links “Nossos Serviços” e “Maternidade”, onde encontrará os documentos “Ficha de cadastro da doula”, “Carta de apresentação da doula” (autorização da gestante) e o “Termo de responsabilidade e consentimento para a presença de Doulas no pré-parto, centro obstétrico e pós-parto”.

A documentação preenchida deve ser entregue na maternidade no dia da internação da gestante, que já poderá chegar acompanhada pela doula.

‌A enfermeira obstetra e doula, Carla Bruço, idealizadora e fundadora do Centro Gestacional Harmonia para Vida, o primeiro do mundo, comemora essa grande vitória, alcançada após dois anos de trabalho.

‌Ela explica que a primeira conquista foi a aprovação da Lei permitindo a presença de doulas durante o parto. Na sequência, foram realizados dois cursos de Formação de Doulas Voluntárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e um curso de Formação de Doulas Pós-Parto. “Formamos 50 doulas e comecei o processo para permitir a entrada delas no hospital, sem que fossem barradas”, diz.

‌Carla conta que entrou em contato com a diretoria do hospital e com a enfermeira e o médico responsáveis pela maternidade, explicando a importância do trabalho da doula e demonstrando in loco, junto às gestantes.

‌“A ideia foi muito bem aceita, todos me apoiaram e incentivaram, pois viram o quanto o trabalho da doula torna o parto mais fácil”, diz a enfermeira. “Fizemos tudo o que precisava, oficialmente e juridicamente, para nada ser feito sem autorização. A documentação no site fecha o ciclo com chaves de ouro

Evento

‌O evento realizado na quarta-feira no Centro Gestacional reuniu doulas e gestantes e teve como tema “Mulheres que abrem caminhos”. Entre as atividades que foram realizadas estão arte gestacional, palestras sobre Ayurveda (medicina alternativa) e a importância da doula na maternidade, lanche, escalda pés, meditação do ventre, conexão com o bebê, afirmações positivas para o parto e dança circular.

‌O evento contou, também, com a participação da primeira-dama de Guaratinguetá, Andreia Soliva, acompanhada por profissionais da maternidade do município; e com a presença de professores e estudantes de Enfermagem do Senac e do Centro Universitário Planalto Paulista, também de Guaratinguetá, que vieram conhecer o Centro Gestacional.

‌Carla Bruço agradece à Prefeitura de São Sebastião por dizer sim às gestantes que, segundo ela, estão gerando futuros cidadãos mais tranquilos, amorosos e inteligentes. “Muito bom poder comemorar mais essa vitória do protagonismo da mulher nessa jornada do nascimento e parto”, diz.

Doula

‌Doula, que significa “mulher que serve”, é a profissional que orienta e assiste a mulher durante a gestação, o parto, pós-parto e cuidados com o bebê, oferecendo conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo.

‌O apoio das doulas durante o trabalho de parto promove as seguintes vantagens: menor tempo de trabalho de parto, experiência de parto mais positiva e satisfatória, partos menos dolorosos, menos cesáreas desnecessárias, menor risco de parto com fórceps, recém-nascidos com menos dificuldades respiratórias, menor risco de depressão pós-parto, início mais imediato da amamentação.

‌“O acompanhamento das gestantes para suporte emocional é um grande fator para minimizar as violências obstétricas, por isso desejo que sejamos muitas no mundo”, conclui Carla.



‌#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra evento em comemoração à permissão da entrada das doulas na maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião, realizado no Centro Gestacional. Fim da descrição.

Please follow and like us:

Velejador de Ilhabela é destaque em seletiva para Jogos Pan-Americanos 2023

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTABELECIMENTOS PARTICIPAREM DO 6º FESTIVAL JAZZ & VINHOS