Homem que aparece capturado e torturado não é Andrey
g1
Publicações que circulam nas redes sociais dizem que o homem que confessou ter mutilado com um facão um cavalo em Bananal, no interior de São Paulo, foi capturado pelo “tribunal do crime”. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado em 22 de agosto no TikTok22, onde teve mais de 26 mil visualizações, o post exibe o vídeo de um homem “imobilizado” com pneus que aparece em um buraco em uma estrada de terra. A publicação mente ao dizer se tratar de Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, denunciado pela mutilação e morte de um cavalo em 16 de agosto, em Bananal, no interior de São Paulo.
Sobre o quadro, o conteúdo fake exibe a seguinte mensagem: “Homem que tirou a vida de cavalo cai no tribunal do crime. Gente, o crime não perdoa mesmo. Olha, ainda filma”.
No áudio, é possível ouvir uma mulher dizendo: “Olha ele aí, pessoal. Foi encontrado aqui”. Na sequência, uma voz masculina afirma: “A família dele não acreditou? Hoje, é micro-ondas para ele aí, ó”.
⚠️ Por que isso é falso?
Ao Fato ou Fake, o delegado da Polícia Civil Rubens Luiz Fonseca Melo, que investigou o caso, disse: “O homem que aparece no vídeo não é Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz. Além disso, não existe nenhuma ocorrência versando sobre a captura ou morte deste homem”.
Melo informou ainda que o “caso de maus-tratos foi investigado pela Delegacia de Bananal e remetido à Justiça no dia 22 de agosto, após a conclusão dos laudos periciais”.
Andrey confessou ter mutilado o cavalo e disse ter feito isso após perceber que o animal estava morto – mas a perícia apontou que ele estava vivo.
Em 27 de agosto, o Ministério Público de São Paulo fez a denúncia formal à Justiça Formal contra Andrey e destacou que não apoia nenhuma medida branda contra o homem, dada a gravidade do caso. “Consta que Andrey, com emprego de método cruel, praticou ato de abuso, maus-tratos, ferindo e mutilando um animal doméstico (equino), causando-lhe a morte”, disse o MP na denúncia.
Andrey está sendo enquadrado por maus-tratos com o emprego de métodos cruéis, crime tipificado na Lei de Crimes Ambientais. Embora a condenação por esse tipo de delito possa levar a três anos de reclusão, a expectativa é que, por ser réu primário, Andrey tenha sua pena substituída por uma pena alternativa.
“Agora, ele vai ser processado criminalmente, provavelmente pelo crime de maus-tratos, e provavelmente vai ser condenado, já que ele é réu confesso, mas mesmo que ele seja condenado, ele não vai preso porque essa pena certamente vai ser substituída por uma pena alternativa, isso se o processo não for suspenso”, explicou o advogado penal Frediano Teodoro ao g1.
Homem que aparece capturado e torturado não é Andrey
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte: Matéria original