
Compartilhar notícia
Google News – Metrópoles
– Foto: Reprodução/ Youtube
Em discurso durante uma cerimônia de entrega de unidades móveis para odontologia nesta quinta-feira (21/8), em Sorocaba, no interior de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ignorou o novo indiciamento da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução de Justiça, e voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O relatório da PF, divulgado na quarta-feira (20/8), mostrou uma suposta tentativa de fuga de Bolsonaro para a Argentina, além de uma série de mensagens agressivas enviadas por Eduardo Bolsonaro ao pai em meio à investida do parlamentar nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde o fim de fevereiro, Eduardo vive nos EUA, onde tem feito articulações junto a integrantes do governo Trump. Como consequência dessa atuação política do filho 03 de Bolsonaro, os Estados Unidos aplicaram um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados para aquele país.
Além disso, o governo Trump aplicou uma sanção contra Alexandre de Moraes, relator do ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado que teria sido liderada por Bolsonaro. Por causa disso, Moraes não pode ir aos Estados Unidos, nem realizar transações financeiras com empresas americanas.
As sanções fizeram com que Lula adotasse um discurso de defesa da soberania nacional, que foi repetido no evento desta quinta-feira (21/8) em Sorocaba, ao comentar o atendimento médico público como um exemplo disso.
“Isso é construir um país chamado soberano. Eu vou no médico, ele pede um cardiologista, eu tenho que ter lá em uma semana ou dez dias e o médico pede uma máquina e eu tenho que ter rapidez. Essa coisas que fazem a diferença entre governar e cuidar”, disse Lula.
“Essas coisas que fazem a diferença entre governar e cuidar porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui porque aqui cuidamos nós. E é por isso que muita gente fica implicando porque a gente cuida das pessoas”, acrescentou o presidente brasileiro.
Lula esteve em São Paulo há uma semana para inaugurar a fábrica da montadora chinesa BYD. O estreitamento da relação entre Brasil e China é apontado como um dos motivos para a sobretaxa brasileira. Na ocasião, o petista comparou a balança comercial do Brasil com os americanos e com os chineses.
A nova crítica a Trump ocorreu durante cerimônia em Sorocaba. O petista foi à cidade do interior paulista para participar da cerimônia de entrega de 400 unidades móveis para odontologia.
Lula em SP
- Essa é a nona vez que Lula visita São Paulo neste ano e a terceira vez que vai a Sorocaba, cidade com mais de 500 mil habitantes e polo de uma região populosa no Estado.
- Nesta quinta-feira (21/8), o petista entregou, em Sorocaba, 400 unidades odontológicas móveis que serão usadas em municípios de todo o país.
- Em 14 de março, Lula havia participado de outra entrega na área de Saúde, em Sorocaba. A cerimônia inaugurou 789 ambulâncias. Na semana seguinte, o petista voltou a Sorocaba para visitar a fábrica da Toyota.
- Desde a primeira viagem de Lula a São Paulo em 2025 para fazer exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em 20 de fevereiro, o presidente voltou a estados em agendas públicas em todos os meses seguintes.
- O único evento que reuniu o petista e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi a cerimônia para lançar a obra do túnel Santos-Guarujá, em 27 de fevereiro.
Fonte: link original