
O Primavera, de Indaiatuba, cidade do interior de São Paulo, fará sua estreia na elite do Campeonato Paulista em 2026 e, para isso, terá um nome conhecido à frente da equipe. Nesta terça-feira (2), a equipe do interior paulista oficializou o ex-atacante Rafael Marques como seu novo treinador para a disputa do estadual.
Um velho conhecido do futebol brasileiro, Rafael Marques tem passagem marcante por clubes como Palmeiras, Botafogo e Cruzeiro. Mas foi pelo clube paulista que conquistou o carinho dos torcedores.
No Verdão, foram 104 jogos e 22 gols, ajudando a equipe a conquistar a Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro no ano seguinte. No Alviverde, ficou conhecido por seus gols em clássicos, anotando tentos importantes contra Corinthians, Santos e São Paulo.
Agora, ele vai viver sua primeira experiência como treinador, justamente no Primavera, que fará sua estreia no Campeonato Paulista na próxima temporada. Em 2026, o clube completará 99 anos de história e disputará pela primeira vez a primeira divisão estadual.

Rafael Marques chegou ao Primavera em 2022, ainda como jogador, para a disputa do Campeonato Paulista Série A2 daquele ano. Em 2023, o ex-atacante iniciou a sua transição para se tornar auxiliar-técnico do clube, atuando ao lado dos treinadores que passaram pelo Fantasma.
Na temporada seguinte, já como auxiliar, chegou a comandar interinamente a equipe nas últimas rodadas da Série A2, somando duas vitórias e um empate, fundamentais para garantir a permanência na divisão. Para 2025, após Fernando Marchiori deixar o clube do interior paulista, Rafael Marques foi escolhido como o substituto.