
Nem todas as pessoas gostam de fazer a cama todos os dias depois de acordar. Alguns gostam de deixar tudo igual para quando forem dormir novamente, enquanto outros não têm tempo antes de sair para trabalhar.
Leia também
Vida & Estilo
Arrumar a cama faz bem? Veja o que diz a ciência
Vida & Estilo
O que significa o hábito de não arrumar a cama pela manhã?
Saúde
Quem diz é a ciência: não é saudável arrumar a cama logo ao acordar
Mas o que a cama feita ou bagunçada pode dizer sobre você e como isso pode interferir no seu dia a dia? A neuroarquiteta e especialista em feng shui Cris Paola revela que manter a cama arrumada é considerado um gesto simbólico de cuidado com a própria vida.

Em alguns casos, a cama bagunçada pode indicar desequilíbrio mental e emocional, ou mesmo contribuir para esses estados de espírito. “Segundo o feng shui, ela atua como âncora da energia pessoal, e uma cama desarrumada pode gerar desorganização mental e emocional”, explica.
Já a cama arrumada transmite ordem, segurança e estabilidade emocional. Ao arrumar a cama, você organiza o campo sutil da casa, favorecendo o bem-estar, o foco e o equilíbrio emocional ao longo do dia”, comenta Cris.
De acordo com os princípios do feng shui, o quarto representa o centro do descanso, da intimidade e da vitalidade.
Quando o cômodo, ou a cama, estão sempre desorganizados, podem refletir ou até mesmo atrair cansaço, desânimo e bloqueios de vida. Já uma cama bem apresentada e um quarto em harmonia representam um convite ao autocuidado, e potencializando a qualidade do sono e da vida afetiva.
Dicas para manter a cama lisinha e arrumada
• Ao retirar os lençóis da secadora ou do varal, dobre imediatamente para evitar marcas.
• Se possível, passe as peças com ferro a vapor ou use um vaporizador de roupas.
• Escolha tecidos de boa qualidade e que não amarrotem com facilidade, como percal de 200 ou 400 fios.
• Ao arrumar a cama, estique bem os cantos e finalize com almofadas ou peseiras que tragam equilíbrio visual e estética.
• E claro: faça isso com intenção — o feng shui valoriza o ato de organizar como um rito de harmonização do lar.