A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, localizada no bairro Rio do Ouro, foi a primeira unidade escolar da rede municipal a realizar a Feira de Empreendedorismo deste ano, no dia 19 de outubro. O evento é resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae regional, desenvolvido ao longo do ano letivo. Este projeto de educação empreendedora visa incentivar os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens e a desenvolver o espírito de coletividade e habilidades pessoais.
O programa é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, e cada série idealiza, planeja e concretiza a abertura de um negócio, com uma temática diferente. No 1º ano, o tema trabalhado é “Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial”, que aborda o ramo das ervas aromáticas. No 2º ano, a temática é “Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais”, enquanto no 3º ano o foco é sustentabilidade, com o tema “Os Brinquedos Ecológicos”. No 4º ano, o aprendizado é voltado às “Produções Culturas Criativas”, com foco na economia criativa e no turismo empreendedor. Já no 5º ano, a abordagem é no ramo culinário, com o tema “Sabores e Cores Regionais”.
Todas as propostas possibilitam aos estudantes a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvendo as habilidades e características de um bom empreendedor, como proatividade, criatividade, capacidade de resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe, comprometimento e responsabilidade.
A equipe gestora da EMEF, composta por Silvia Elen Campos Teles, diretora; Samira Nassabay, vice-diretora; e Auri Dias Pacheco, coordenadora pedagógica, deu todo apoio às professoras Maria Marta da Cruz Silva, responsável pelas turmas do 1º ano, e Vanessa dos Santos Antunes, pelas turmas do 2º ao 5º ano, para a evolução do programa JEPP e a concretização da Feira de Empreendedorismo.
“Atingimos nosso objetivo junto às crianças no sentido de conscientizá-las sobre a importância do consumo consciente, da cooperação, ética e postura cidadã sobre as questões ambientais”, avaliou a professora Vanessa.
O calendário das feiras em cada unidade escolar vai até o final de novembro, com exposições ao público. Este ano, a programação do JEPP abrangeu 8.663 estudantes do Ensino Fundamental I.
Créditos: Divulgação|PMC