
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ubatuba prestou apoio operacional à Polícia Militar Ambiental na execução de uma medida administrativa cautelar de demolição imediata em construções irregulares no bairro Ubatumirim. A ação, que não atingiu imóveis habitados, teve como objetivo evitar o agravamento de danos ambientais em área de Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração.
A decisão foi fundamentada no Art. 112 do Decreto 6.514/2008, na Resolução SIMA 05/2021, além da Lei da Mata Atlântica (11.428/2006), da Lei de Parcelamento do Solo (6.766/1979) e da Política Nacional do Meio Ambiente (6.938/1981).
“A permanência das construções irregulares traria riscos graves ao ecossistema, como a supressão contínua da vegetação nativa, a fragmentação do habitat de fauna e flora, além de abrir precedentes para novas ocupações ilegais”, destacou o responsável pela execução, Tenente Luan – Polícia Militar Ambiental.
Entre os impactos potenciais, o relatório técnico destacou:
– Risco de irreversibilidade do dano ambiental;
– Incentivo a loteamentos clandestinos e urbanização desordenada;
– Supressão cumulativa da vegetação, prejudicando a biodiversidade;
– Possibilidade de poluição difusa, assoreamento e degradação da qualidade do solo.
A medida é preventiva e reparatória, visando a proteção da restinga e da floresta de Mata Atlântica, patrimônio ambiental e cultural de Ubatuba.
A operação reforça o compromisso da Prefeitura e das forças de segurança com a preservação dos ecossistemas locais e com o enfrentamento da ocupação irregular em áreas sensíveis do município.
Apeau promove evento para conscientização do autismo

Editais da Lei Paulo Gustavo são prorrogados por mais um dia

Procon de Ubatuba realiza mais de 1800 atendimentos em 2022
