Baixa confirmação de países na COP30 em Belém liga alerta no governo Lula, que cria força-tarefa na Casa Civil para evitar o esvaziamento da cúpula do clima na Amazônia.

Governo acende alerta com baixa adesão à COP30 em Belém e cria força-tarefa

Baixa confirmação de países na COP30 em Belém liga alerta no governo Lula, que cria força-tarefa na Casa Civil para evitar o esvaziamento da cúpula do clima na Amazônia.

A menos de um ano da realização da COP30, a cúpula do clima da ONU que acontecerá em Belém (PA), o governo brasileiro ligou o sinal de alerta. A baixa quantidade de confirmações de chefes de estado e delegações para o evento, considerado a principal vitrine internacional da política ambiental do presidente Lula, gerou preocupação e resultou na criação de uma força-tarefa na Casa Civil para acelerar os preparativos.

A decisão foi tomada após uma reunião de tom tenso, onde foi constatado que o ritmo das confirmações está aquém do esperado para um evento desta magnitude. A COP30 na Amazônia é uma aposta alta do governo para consolidar o Brasil como líder global nas discussões climáticas, e um possível esvaziamento da cúpula seria visto como um grande revés diplomático.

A nova força-tarefa terá a missão de centralizar a organização, destravar gargalos de infraestrutura em Belém e intensificar os contatos diplomáticos para garantir a presença maciça de líderes mundiais. O objetivo é reverter o cenário atual e assegurar que a conferência na Amazônia seja um sucesso histórico.

O episódio revela os enormes desafios logísticos e políticos de sediar o maior evento sobre o clima do planeta em uma cidade amazônica e a pressão sobre o governo para entregar um resultado à altura das expectativas.

Fonte: O Globo

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

GCM reage a tentativa de assalto e é baleado na zona sul de SP

Análise aponta riscos para o Brasil caso o governo Lula intervenha na crise entre Trump e Maduro. Entenda as possíveis consequências diplomáticas e econômicas.

Análise: Tensão entre Trump e Maduro coloca Brasil em alerta; intervenção de Lula pode ter consequências negativas