

Hamas aceita proposta de cessar-fogo mediada por Egito e Catar

O grupo terrorista Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo apresentada por mediadores do Egito e do Catar, nesta segunda-feira, 18. O acordo prevê suspensão temporária dos combates em troca da libertação de reféns e maior entrada de ajuda humanitária.
O entendimento ocorreu em reunião no Cairo com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdul Al Thani, facções palestinas, o ministro egípcio da Inteligência e representantes do Hamas. Segundo a TV Al-Araby, a reunião “foi positiva” e mostrou “um maior senso de responsabilidade e determinação para acabar com a guerra”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ainda de acordo com a Al-Arabiya, o Egito pediu que a delegação do grupo terrorista permanecesse no Cairo até a conclusão do acordo. O grupo terrorista deu sinal verde ainda no início da noite.
Trégua de 60 dias e libertação de reféns pelo Hamas
A proposta prevê cessar-fogo de 60 dias, libertação de dez reféns vivos e 18 mortos, além de negociações imediatas para encerrar a guerra. Israel ainda não recebeu oficialmente os detalhes da resposta.
Leia também: “Israel aprova plano para a tomada de Gaza”
O alto funcionário do Hamas, Basem Naim, confirmou em publicação na redes sociais: “O movimento deu sua aprovação à nova proposta apresentada pelos mediadores”.
Israel mantém plano de ofensiva em Gaza
Apesar do avanço nas negociações, Israel aprovou, na semana passada, um plano militar que prevê a tomada da Cidade de Gaza. A proposta foi endossada pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e encaminhada às Forças Armadas.
A guerra já dura 22 meses. O ataque terrorista do Hamas em outubro de 2023 matou 1,2 mil pessoas em Israel, segundo balanço da AFP.
Saiba mais:
Israel anuncia morte de chefe do Hamas que sequestrou militares
Embaixador dos EUA critica França e Reino Unido por apoio ao Estado Palestino
Relatório dos EUA cita antissemitismo no Brasil e declarações de Lula sobre Israel
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2097138″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.