A prefeitura de Ilhabela anunciou nesta semana a celebração de um novo convênio com a Marinha do Brasil, que visa a fiscalização conjunta do uso e ocupação das praias, rios navegáveis e áreas adjacentes no município.
O Decreto N.º 10.551/2024, assinado pelo prefeito Toninho Colucci, tem como objetivo principal assegurar a segurança dos banhistas e das embarcações, especialmente com o início das operações do transporte aquaviário “Aquabus”.
O Aquabus, sistema de transporte público aquático, começou a operar recentemente, interligando os píeres do Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico), Praia Grande e Ponta Azeda. As embarcações, com capacidade para aproximadamente 60 passageiros, são adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e contam com ar-condicionado e TVs de tela plana.
O serviço funciona diariamente, das 6h50 às 17h, com embarques e desembarques a cada 40 minutos, podendo haver variações devido às condições meteorológicas. Os usuários do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) pagam R$ 2,10 por passagem, enquanto o Cartão Único custa R$ 5 por trajeto.
Segundo a prefeitura, as embarcações do Aquabus são equipadas com motores modernos e sistema de GPS, garantindo segurança e eficiência na navegação.
Com a nova parceria entre a prefeitura e a Marinha, Ilhabela espera ampliar a fiscalização e a segurança das áreas aquáticas do município, proporcionando mais tranquilidade e segurança aos moradores e visitantes.
Créditos: Divulgação|PMI