No dia 16 de setembro, milhares de pessoas se uniram em todo o mundo para participar do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Em Ilhabela não foi diferente, o evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros, teve como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância de manter rios e praias limpos, bem como incentivar a adoção de hábitos ambientalmente responsáveis.
A ação ocorreu na Praia do Perequê e na Praia Grande, além do Parque das Cachoeiras. Diversas equipes de voluntários se mobilizaram para limpar as margens das trilhas, cachoeiras, mares e praias. Equipados com luvas, sacos de lixo e muita disposição, dedicaram seu tempo para recolher resíduos que poluíam essas áreas naturais. Foram retirados 232 kg de lixo nos três locais das atividades.
“A preservação de nossos rios e praias é fundamental para garantir um ambiente saudável para todos os moradores e visitantes. Essa ação de limpeza é uma oportunidade de conscientização e engajamento da comunidade em prol da conservação de nossos recursos hídricos”, declarou o prefeito Toninho Colucci que também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).
Além da atividade de limpeza, o evento também contou com a participação de profissionais e especialistas ambientais do Instituto Argonauta e do Viva Instituto Verde Azul, que realizaram palestras informativas sobre o impacto da poluição dos rios e praias na vida marinha, bem como sobre medidas para prevenção e combate à poluição.
Uma das principais mensagens transmitidas durante o evento foi a importância da conscientização e mudança de comportamento em relação ao descarte inadequado de resíduos. Com a conscientização, espera-se que cada indivíduo compreenda a sua responsabilidade e adote práticas sustentáveis, evitando a poluição dos recursos hídricos.
“Estamos muito orgulhosos de ver tantas pessoas se unindo em prol do meio ambiente. A participação de voluntários e instituições parceiras é essencial para combater a poluição e promover a conscientização sobre a importância de preservar nossas águas”, destacou a secretária de Meio Ambiente a engenheira florestal, Kátia Freire.
“Dar um basta à poluição dos rios e praias é um desafio coletivo, que exige a participação de todos. Com engajamento da sociedade e ações individuais, podemos preservar esses recursos valiosos para as futuras gerações”, ressaltou a Diretora de Controle de Poluição, Bernadete Fernandez.
A ação contou com a participação de parceiros e colaboradores, como a Secretaria Municipal de Saúde, CVI/IEQ, Secretaria Municipal de Serviços Municipais, Instituto Argonauta, Instituto Viva Verde Azul, Associação de Monitores, Alpha Mergulho Ilhabela, Oceano Sub Mergulho Ilhabela, Aquáticos Ilhabela, Mergulhado Ilhabela, Ilhabela Rugby Clube, Rotary Club de Ilhabela, Rotaract Club de Ilhabela, Colégio Objetivo, Naewhal Mergulho, Parque Estadual, Assoc. de Moradores da Água Branca, Espaço Biocinesia, Supermercado Frade e Minimax.
RESULTADOS DAS AÇÕES:
Parque das Cachoeiras
Latas: 1kg
Tecido: 2,3kg
Plástico: 12,7kg
Vidro: 8kg
Papel: 1,6kg
Metais: 5,7kg
Borracha: 0,9kg
Bitucas: 72 unidades
Outros: 2,8kg
Total: 35kg de resíduos coletados
Praia do Perequê
Plástico: 106kg
Têxtil: 27,45kg
Vidro: 26,10kg
Papel/papelão: 2,39kg
Metal: 1,88kg
Bitucas: 1.056 unidades
Total: 163,82kg de resíduos coletados
Praia Grande
Plástico: 24kg
Madeira: 0,30kg
Papel: 0,400kg
Tecido: 0,50kg
Vidro: 4,46kg
Isopor: 0,44kg
Metal: 2,50kg
Borracha: 1,40kg
Total: 33,61kg de resíduos coletados
Total de Resíduos coletados durante a Ação 232kg.
Vale ressaltar que a cidade de Ilhabela tem vários Ponto de Entrega Voluntária PEV’s instalados estrategicamente pela cidade para os seguintes resíduos: vidro, bitucas de cigarros e eventualmente por meio de campanhas os eletrônicos e outros.
Atualmente temos dois PEV de Eletrônicos instalados na cidade, nos respectivos locais:
- Estacionamento do Mercado Frade – Perequê;
- Estacionamento do Mercado MINIMAX -Saco da Capela.