Evento tradicional, realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão, acontece de 12 a 27 de setembro e traz grandes companhias de dança e circo, além de talentos locais.

A arte vai tomar conta de Ilhabela nas próximas semanas com o início da 26ª edição do Festival Dança e Movimento. Realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão, o evento acontece de 12 a 27 de setembro e oferecerá 11 apresentações gratuitas que mesclam dança, circo, acrobacias e teatro para todas as idades. A programação reúne companhias de renome nacional e abre espaço para artistas e escolas da cidade.

[IMAGEM: Cena de um dos espetáculos do Festival Dança e Movimento, que celebra sua 26ª edição em Ilhabela. Foto: Paulo Barbuto]
Tradição, diversidade e grandes nomes
Consagrado no calendário cultural do Litoral Norte, o festival existe desde 1997 e já apresentou mais de 300 espetáculos para um público estimado de quase 40 mil pessoas ao longo de sua história. A edição deste ano reafirma sua identidade ao trazer uma programação diversa e de altíssima qualidade.
Entre os destaques estão companhias como a São Paulo Cia de Dança, o Ballet de Londrina e a Raça Cia de Dança, que trazem o clássico e o contemporâneo. O universo circense também ganha força com grupos experientes como a Cia Kawa e ParaladosanjoS, que investigam diferentes linguagens do movimento, prometendo encantar o público.
Destaques da programação do primeiro final de semana
Sexta-feira (12/09): Abertura com talentos locais
A estreia do festival, às 20h, fica por conta da casa. O espetáculo “Brindadeira… Brinquedo… Brincadança…”, do Grupo de Acrobacias e Aéreos do Pés no Chão, levará 75 crianças ao palco. Com direção de Juliana Andrade, a peça usa a acrobacia e a dança para resgatar brincadeiras clássicas e questionar o uso excessivo do celular na infância.
Sábado (13/09): A força do Ballet de Londrina
Às 20h, o Ballet de Londrina apresenta “Graça”, com coreografia de Morena Nascimento, artista que integrou a aclamada companhia de Pina Bausch. Com classificação indicativa para 16 anos, a obra é inspirada na potência artística de Gal Costa, trazendo um jogo de contrastes e a multiplicidade do feminino, com canções e falas da cantora na trilha sonora.
Domingo (14/09): A magia do circo com a Cia Kawa
Encerrando o primeiro final de semana, às 18h, a Cia Kawa apresenta “Vida Boa”. A peça conta com Mariana Maekawa, que atuou por 7 anos no Cirque Du Soleil, e o acrobata André Sabatino. Através de acrobacias aéreas e duo trapézio, a obra transporta o público para o universo lúdico da maternidade e paternidade.
Serviço: Locais e como participar
As apresentações do primeiro e do terceiro final de semana ocorrerão no palco do Espaço Cultural Pés no Chão. Já as do segundo final de semana serão realizadas no Centro Cultural Waldemar Belisário e na fachada do prédio da Cadeia e Fórum, ambos na Vila.
A entrada para todos os espetáculos é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos, sendo feita por ordem de chegada. O público deve ficar atento à capacidade dos locais: 186 pessoas no Pés no Chão e cerca de 600 pessoas no auditório do Centro Cultural. A programação completa pode ser consultada no site da organização.




Fonte: Espaço Cultural Pés no Chão