Ilhabela tem quase metade das praias impróprias para banho no fim de semana

Ilhabela, um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo, enfrenta um grave problema de poluição nas suas praias. De acordo com o último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na quinta-feira (18), 19 praias da ilha estão sendo monitoradas e oito delas estão impróprias para banho. São elas: Praia do Pinto, Itaquanduba, Portinho, Viana, Barreiros, Itaguassu, Ilha das Cabras e Veloso.

A Cetesb afirma que a principal causa da contaminação é o lançamento de esgoto doméstico sem tratamento adequado no mar. A Sabesp, responsável pelo saneamento básico na ilha, diz que trata 100% do esgoto coletado e que investe em obras de ampliação da rede. No entanto, denúncias de moradores e ambientalistas mostram que há esgoto a céu aberto e em natura correndo para as praias em diversos pontos da ilha.

A situação preocupa os turistas que planejam aproveitar o fim de semana na ilha, que está em plena temporada de verão. A recomendação é evitar o contato com a água nas praias impróprias e procurar as que estão com a qualidade boa ou satisfatória. Segundo a Cetesb, as praias próprias para banho em Ilhabela são: Siriúba, Armação, Pedra do Sino, Saco da Capela, Engenho D’Água, Perequê, Pequeá, Saco do Indaiá, Feiticeira, Julião, Grande e Curral.

Please follow and like us:

Etecs de SP enviam resultado das matrículas da primeira chamada

Ex-prefeito é vítima de fake news sobre estar inelegível para as próximas eleições