Ilhabela, um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo, enfrenta um grave problema de poluição nas suas praias. De acordo com o último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na quinta-feira (18), 19 praias da ilha estão sendo monitoradas e oito delas estão impróprias para banho. São elas: Praia do Pinto, Itaquanduba, Portinho, Viana, Barreiros, Itaguassu, Ilha das Cabras e Veloso.
A Cetesb afirma que a principal causa da contaminação é o lançamento de esgoto doméstico sem tratamento adequado no mar. A Sabesp, responsável pelo saneamento básico na ilha, diz que trata 100% do esgoto coletado e que investe em obras de ampliação da rede. No entanto, denúncias de moradores e ambientalistas mostram que há esgoto a céu aberto e em natura correndo para as praias em diversos pontos da ilha.
A situação preocupa os turistas que planejam aproveitar o fim de semana na ilha, que está em plena temporada de verão. A recomendação é evitar o contato com a água nas praias impróprias e procurar as que estão com a qualidade boa ou satisfatória. Segundo a Cetesb, as praias próprias para banho em Ilhabela são: Siriúba, Armação, Pedra do Sino, Saco da Capela, Engenho D’Água, Perequê, Pequeá, Saco do Indaiá, Feiticeira, Julião, Grande e Curral.